Última alteração: 04-10-2015
Resumo
Esta pesquisa visa investigar os diferentes olhares pedagógicos no que se refere ao Estágio Curricular em Ambientes não Escolares do Curso de Pedagogia EAD da Universidade Luterana do Brasil, por meio de suas experiências e práticas no campo de atuação dos acadêmicos, visualizando a gestão do conhecimento e a ampliação da atuação do pedagogo no mercado de trabalho. No âmbito metodológico, numa perspectiva qualitativa com interfaces quantitativas, explora a percepção do aluno frente suas vivências e propostas de ação educativa em ambientes não escolares. A coleta de dados foi realizada através de um questionário estruturado com perguntas abertas e fechadas, disponibilizado na NetAula para preenchimento dos alunos regularmente matriculados na disciplina de Estágio Curricular em Ambientes não Escolares, no período de 2014/2, dos mais diversos Pólos existentes no Brasil. As questões objetivas receberam um tratamento estatístico e na subjetiva foi realizada a análise de conteúdos, resultando em cinco categorias. Constata-se que o estágio consiste em um processo planejado, necessário e indispensável, visando à integração entre conhecimentos práticos e teóricos que complementam a formação acadêmica do aluno, podendo ser realizado em instituições públicas e/ou privadas. Através dos dados coletados, evidenciou-se que os respondentes, na sua grande maioria, são jovens e atuantes na educação. Mesmo que as disciplinas já cursadas terem contribuído para o exercício da prática educativa, esta ampliou substancialmente as vivências do estagiário e oportunizou autocrítica e visão de inovação com vistas a fazer frente às transformações sociais contemporâneas e, ainda, possui como meta, a ampliação dos conhecimentos através de formação continuada. Foi constado que o curso de Pedagogia se propõe formar um profissional com uma visão ampla das diferentes possibilidades na educação capacitando-o como educador-professor a intervir para desenvolver habilidades e competências de maneira que possa implementar uma prática pedagógica eficaz em qualquer espaço que vier a atuar. Sua formação deve contemplar o desenvolvimento de características como habilidade no trato com as pessoas, participação na tomada de decisões articuladas com o coletivo, capacidade de conviver com as diferenças e conflitos interpessoais, ética e a consciência da necessidade de sua educação permanente. Os pesquisados deste estudo acreditam que a atuação do pedagogo transcende os espaços escolares, além de contemplar adocência na educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental, atividades de gestão e apoio escolar em ambientes exclusivamente escolares. Portanto, ser pedagogo significa estar preparado para trabalhar na escola, nas empresas de natureza pública e privada e em quaisquer outros tipos de organização, exercendo um papel central como articulador do processo educativo e estimulando a participação da comunidade na gestão da escola ou outro espaço educativo. Esse é um desafio político e social, engendrado em bases complexas da organização da sociedade, extrapolando as ações pelas quais o pedagogo responde.