Portal de Eventos da ULBRA., XV FÓRUM DE PESQUISA CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA (Canoas)

Tamanho da fonte: 
ÍNDICE PRESSÓRICO E CAPACIDADE CARDIORRESPIRATÓRIA EM ESCOLARES
Daniel Carlos Garlipp, Diogo Bezzi Jaeger, Osvaldo Donizete Siqueira, Luiz Antonio Crescente

Última alteração: 04-10-2015

Resumo


O objetivo do presente estudo foi verificar se existe associação entre índices pressóricos e capacidade cardiorrespiratória em escolares. Foram avaliados um total de 218 crianças e adolescentes, sendo 120 do sexo masculino e 98 do sexo feminino, com idades entre 9 e 15 anos. A capacidade cardiorrespiratória foi medida através do teste de seis minutos, sendo que, para a classificação em Zona Saudável e Zona de Risco à Saúde, foram utilizados os pontos de corte propostos pelo PROESP. Para a mensuração, e os critérios de diagnóstico da pressão arterial (PA), seguiu-se as recomendações relatadas na I Diretriz de Prevenção da Aterosclerose na Infância e na Adolescência. Para a análise dos dados foram utilizados valores absolutos e em percentual. Nas análises inferenciais foi utilizado o teste do Qui-quadrado. Todos as análises foram realizadas no programa estatístico SPSS versão 20.0, sendo que o nível de significância estipulado foi de 5%. Como principais resultados, foram identificados 7,3% da amostra (9,2% de meninos e 5,3% de meninas) com hipertensão arterial e 75,2% (61,7% de meninos e 91,8% de meninas) na zona de risco à saúde quanto à capacidade cardiorrespiratória. Não foram identificadas associações estatisticamente significativas. Conclusões: O estudo permite concluir que em idades mais baixas, hipertensão e baixa capacidade cardiorrespiratória, não apresentam uma relação direta e determinada.

 


Palavras-chave


Adolescente. Hipertensão. Aptidão Física.

Texto completo: Pôster  |  Resumo expandido