Portal de Eventos da ULBRA., XV FÓRUM DE PESQUISA CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA (Canoas)

Tamanho da fonte: 
APRENDIZAGEM MATEMÁTICA NO 4º E 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES EM SERVIÇO
Jutta Cornelia Reuwsaat Justo, Marlise Geller, Simone Soares Echeveste

Última alteração: 04-10-2015

Resumo


A presente pesquisa está sendo realizada junto aos professores e alunos do 4º e 5º ano do Ensino Fundamental, em escolas públicas do município de São Leopoldo/RS, com o objetivo de investigar a formação continuada dos professores destas séries com foco na Matemática, implementando uma formação em serviço, de forma presencial e à distância, objetivando o processo de aprendizagem matemática dos alunos, buscando a criação de um grupo cooperativo de formação. A pesquisa caracteriza-se como participante e tem caráter qualitativo e quantitativo com enfoque na formação em serviço de professores e na aprendizagem matemática dos alunos do 4º e 5º ano do Ensino Fundamental, cujo desempenho será avaliado pelos resultados na Prova Brasil de Matemática e de instrumentos avaliativos desenvolvidos na pesquisa. A finalidade fundamental dessa proposta é a aprendizagem matemática dos alunos do 4º e 5º ano do Ensino Fundamental, investigando a formação continuada de seus professores ao implementar uma formação em serviço, de forma presencial e à distância, através da criação de grupos cooperativos de investigação. Este projeto está em seu segundo ano de execução com a implementação do Programa Matematicação. Em 2014, implementou-se a formação em serviço, de forma presencial, através da criação de três grupos colaborativos de investigação. No ano de 2015, a abrangência do estudo foi ampliada para 24 escolas da rede municipal de ensino e encontra-se na etapa de coleta de dados. Como resultados parciais desta pesquisa destaca-se a consolidação do Programa Matematicação como um programa de governo vinculado à Secretaria de Educação de São Leopoldo/RS.

Palavras-chave


Formação Continuada. Ensino Fundamental. Educação Matemática.

Texto completo: Pôster  |  Resumo expandido