Última alteração: 04-10-2015
Resumo
Recursos didáticos diferenciados são instrumentos para alcançar o aprendizado além de estimular o desenvolvimento de inovações pedagógicas no ensino de Ciências. Este estudo é um relato de experiência e, teve como finalidade obter informações sobre o uso de recursos didáticos e o seu impacto na relação ensino-aprendizagem dos estudantes da educação básica. O estudo foi realizado com 17 alunos do 5° ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal de Ensino Fundamental Prefeito Edgar Fontoura, localizada em Canoas, Rio Grande do Sul. Os acadêmicos em Ciências Biológicas da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) realizaram projetos com temas transversais atuando como bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID). Diante das dificuldades apresentadas pelos estudantes da escola sobre os temas abordados pelos professores bolsistas, fez-se o uso de diferentes recursos didáticos (lúdico e filme) objetivando elevar a aprendizagem dos discentes. O tema abordado foi ambiente, seres vivos e suas inter-relações e os impactos da extinção de uma espécie no ecossistema. Com a utilização dos recursos didáticos apresentados, notou-se que a participação ativa dos alunos cresceu e o desenvolvimento dos que apresentavam maiores dificuldades se manifestou, resultando num rendimento escolar satisfatório. Abordar a temática meio ambiente juntamente com o lúdico, estimula os discentes na busca pelo saber e conscientização, formando cidadãos críticos e conscientes de seus atos. Esta reflexão também incide para nossa formação, estimulando a refletir sempre mais sobre a prática docente e a desenvolver recursos didáticos para tornar o ensino e a aprendizagem de ciência mais produtiva e prazerosa.