Última alteração: 04-10-2015
Resumo
Este estudo está situado em um contexto de aquecimento e migração setorial, com a lei 12.485 os canais de televisão por assinatura passaram a cumprir uma demanda de veiculação de produções nacionais independentes. A partir deste cenário muitas produtoras passaram a realizar projetos com prazos menores, além de executar múltiplos projetos ao mesmo tempo. Com estes dados chega-se ao seguinte problema: De que forma as ferramentas e técnicas da gestão de projetos podem auxiliar a pós produção audiovisual? O objetivo geral é identificar de que forma a metodologia de gestão de projetos pode ajudar a realização de serviços de pós produção audiovisual. Os objetivos específicos são: Conceituar a pós-produção audiovisual e suas etapas; Listar as principais ferramentas de gestão de projetos disponíveis; Relacionar os desafios da pós-produção com as soluções indicadas pela gestão de projetos; Para responder o questionamento foi realizada uma pesquisa qualitativa de nível exploratório, com um supervisor de pós-produção audiovisual, tendo como objetivo identificar os principais problemas enfrentados na realização de um projeto neste setor. Os dados coletados serviram como base para a busca de possíveis soluções encontradas nos guias de conhecimento das instituições PMI, IPMA e na metodologia PRINCE2. Dentre as respostas encontradas pode-se perceber que a gestão de projetos pode auxiliar a pós-produção audiovisual na formação de uma metodologia de trabalho mais consistente, permitindo assim um maior controle dos processos.