Última alteração: 26-10-2015
Resumo
Resumo
A adolescência é o momento em que surge a necessidade de construção de uma identidade que permita à pessoa uma relação produtiva com o mundo. O processo de construção da identidade está relacionado ao desenvolvimento de um sentido de unidade e de propósito diante das demandas da sociedade e ao sentimento de bem estar. Neste sentido a educação formal ocupa um lugar de destaque. O presente estudo examina o papel da educação escolar na construção da identidade narrativa em três jovens adultos com história de adoção. Foram utilizadas narrativas de vida em três estudos de caso com os jovens adotados. No primeiro caso, a jovem teve uma adoção tardia, entre os nove e doze anos de idade. No segundo caso, a adoção se deu aos dois anos e meio. No terceiro caso, a adoção ocorreu aos cinco meses, mas ao longo da trajetória de vida foi feito um diagnóstico de doença física e mental. As narrativas foram submetidas a uma análise baseada no Sistema de Análise da Matriz Narrativa. As três narrativas enfatizam o papel da escola como referência cronológica, que organiza e influencia a construção das identidades, bem como a busca de pertença a um grupo e adequação às demandas sociais. Nosso estudo aponta para a necessidade de uma atenção especial ao gerenciamento das relações entre pares no ambiente escolar. Uma atenção ao desenvolvimento da identidade no contexto diário da escola pode não apenas promover bem estar psicológico e adaptabilidade entre os jovens, como prevenir sofrimento causado por perturbação no desenvolvimento psicossocial.