Portal de Eventos da ULBRA., XIX FÓRUM DE PESQUISA CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA (CANOAS)

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DIDÁTICA NA FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA PARA OS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Jutta Cornelia Reuwsaat Justo, Marlene Terezinha Fernandes, Magale Pereira, Karine Pertile, Ana Gabriela da Silva Rocha dos Santos

Última alteração: 10-09-2019

Resumo


Este trabalho resultados parciais de uma pesquisa em andamento que busca responder: Quais os espaços da didática como campo específico de conhecimento e a didática no campo específico da Matemática e de Ciências na formação inicial dos graduandos em Pedagogia e formação continuada de professores dos anos iniciais na prática cotidiana? A discussão em torno do referencial teórico centra-se no estudo de questões legais que normatizam a formação de professores e no estudo de aportes teóricos sobre os temas: orientações curriculares de Matemática e Ciências, didática da Matemática e das Ciências Natureza e formação de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Tem como objetivo geral compreender os espaços da didática como campo específico de conhecimento e a didática no campo específico da Matemática e de Ciências na formação inicial dos graduandos em Pedagogia e na formação continuada de professores dos anos iniciais. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e caracteriza-se pela interação entre pesquisadores e membros das situações investigadas. A coleta de dados acontece mediante entrevistas, questionários, grupo focal, grupo de estudos, intervenções pedagógicas, entre outros métodos. Os dados são analisados por meio da análise de conteúdo e da análise textual discursiva. Os resultados iniciais da pesquisa apontaram para a necessidade de proposição de pesquisas em disciplinas dos Cursos de formação inicial, como Pedagogia e Curso Normal em nível Médio, além de cursos de formação continuada que atendessem a demanda de conhecimentos nessas áreas. Dessa forma, quatro pesquisas estão decorrendo dessa necessidade. Os resultados parciais da pesquisa com egressos do Curso de Pedagogia sobre as disciplinas de Matemática cursadas assinalam a necessidade de mais atividades práticas nas disciplinas para que os estudantes sintam maior segurança nos estágios curriculares e, em relação ao conhecimento pedagógico de matemática, os egressos reconhecem que tiveram essa formação durante o Curso. Pesquisa-se, também, as percepções dos licenciandos em Pedagogia sobre o ensino de Ciências em ambientes naturais. Nota-se que esses ainda possuem pouco conhecimento sobre o tema, mas que pretendem ensinar Ciências diversificando metodologias. Na pesquisa realizada com alunas de um Curso Normal, em nível médio, identifica-se, nas atividades práticas realizadas por elas, princípios da alfabetização científica que contemplaram habilidades e competências previstas na Base Nacional Comum Curricular. Em uma formação continuada com um grupo de supervisoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental sobre a Base Nacional Comum Curricular de Matemática, as participantes demonstraram não compreender como desenvolver com os alunos as competências assinaladas pela Base. Por conseguinte, considera-se que os resultados parciais indicados direcionam para a continuidade das investigações.

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