Portal de Eventos da ULBRA., XIX FÓRUM DE PESQUISA CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA (CANOAS)

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PROJETO DE TRANSDUTOR PARA AVALIAÇÃO DE TROCA DE MARCHA
Jones Jardim Linhares, Luiz Carlos Gertz, Antonio Flavio Aires Rodrigues, Andre Cervieri, Jói da Silva Theis

Última alteração: 10-09-2019

Resumo



LINHARES, J.J., GERTZ, L.C., RODRIGUES, A.F.A., CERVIERI, A., THEIS, J.S


Arrancada. Transmissão. Medições.

Entre as categorias nacionais de competição automotiva, a que teve maior crescimento nas últimas décadas foi a corrida de arrancada. Os carros ficaram cada vez mais rápidos, e a evolução dos projetos causou o aumento dos custos na mesma proporção. A fim de reduzir alguns décimos de segundo, geralmente, os investimentos são feitos no motor do veículo. No entanto, mudanças no sistema de transmissão podem trazer os ganhos semelhantes com custos menores. O propósito deste trabalho é projetar e construir um transdutor de força que utilizasse medidores de tensão para a avaliação e medição de forças aplicadas a um dos suportes do trem de força do veículo. O veículo utilizado para os ensaios da marca Volkswagen (VW) modelo Gol ano 2007. Este veículo foi escolhido por ser um dos mais utilizados em competições de Arrancada no Brasil. Os tempos foram medidos em dois modelos de transmissão, um utilizando o sistema de acoplamento sincronizado, o modelo que equipa uma grande parte dos carros de passeio e o outro que utiliza o sistema de acoplamento dentado que equipa os veículos de competição. Para aquisição de dados, utilizou-se um computador e um conversor digital analógico "myPCLab" da marca NOVUS. Os dados coletados foram tratados e analisados. O sistema de medição desenvolvido possibilita a medição de variação de força aplicada na fixação do sistema de transmissão durante o funcionamento do veículo, permitindo determinar o tempo de troca de marchas. O sistema de aquisição desenvolvido mostrou-se capaz de executar as medidas que foram propostas, com boa repetitividade e resolução. A opção do uso de diafragma como elemento elástico da célula de carga mostrou-se adequada por não ser sensível a momentos (desacoplamento) e medir somente a força normal aplicada. Pode-se verificar que o sistema proposto é capaz de realizar mudanças de marcha mais rapidamente que o modelo utilizado originalmente. A redução de tempo foi de aproximadamente 150 ms (75%) em comparação com o sistema original que requer 200 ms para fazer a mudança de marcha. Provando a viabilidade de usar o sistema em veículos de competição.

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