Portal de Eventos da ULBRA., XIX FÓRUM DE PESQUISA CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA (CANOAS)

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PERSPECTIVAS DO MODELO TEÓRICO TPACK NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES
Thaygra Severo Bernardes, Agostinho Serrano de Andrade Neto

Última alteração: 10-09-2019

Resumo


Em um contexto educacional, onde não é mais possível adotar procedimentos didáticos e pedagógicos que não contemplem as demandas digitais da sociedade, faz-se necessário identificar a compreensão e a disposição dos professores em relação à integração das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) em suas práticas. Destaca-se aqui o modelo teórico Technological Pedagogical Content Knowledge (TPACK), proposto por Mishra e Koehler (2006), que contextualiza a intersecção entre os conhecimentos no domínio do conteúdo, da pedagogia e da tecnologia. No Brasil, este referencial teórico ainda pouco difundido é pesquisado como Conhecimento Tecnológico Pedagógico do Conteúdo. No âmbito da formação inicial docente, este trabalho objetivou identificar na literatura quais os principais modelos teóricos que tratam da adesão do uso de tecnologias por docentes. Este trabalho trata de uma pesquisa bibliográfica, que buscou nas principais bases de dados pesquisas que abordassem modelos teóricos no âmbito das tecnologias educacionais, mais especificamente na formação docente. A adesão do uso de tecnologias por professores tem suscitado a produção de diversas pesquisas e modelos teóricos, como a teoria Diffusion of Innovations (ROGERS, 1995), o modelo CBAM (Concern-based Adoption Model) (HALL; HORD, 1987), o modelo TAM (Technology Acceptance Model) (DAVIS; BAGOZZI; WARSHAW, 1989) e o modelo TPACK (Technological Pedagogical Content Knowledge) (MISHRA; KOELHER, 2006). Destaca-se aqui o TPACK como um modelo contemporâneo para a área de pesquisa em tecnologia educacional (MISHRA; KOEHLER, 2006; ROLANDO et al., 2015), onde seus proponentes Koehler e Mishra (2008) argumentam sobre o complexo tipo de interelacionamento entre as tecnologias com o conteúdo e os processos pedagógicos relacionados ao ensino. Para eles, a formação dos professores deve se fundamentar em como empregar a tecnologia aos seus objetivos educacionais e não apenas acerca do seu funcionamento. O modelo teórico TPACK pode nortear a formação do professor ao desenvolver habilidades tecnológicas que sejam utilizadas de forma integrada aos conteúdos específicos e aos objetivos pedagógicos de ensino. Apesar de contar com instrumentos confiáveis e validados, a avaliação do TPACK de professores é de difícil interpretação, já que a ação docente é um fenômeno complexo. Dispondo destes resultados iniciais sobre como identificar a compreensão e a disposição dos professores em relação à integração das TIC em suas práticas, a continuidade de pesquisas apoiadas no referencial TPACK pode direcionar para práticas inovadoras no que tange a formação inicial de professores.

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