Portal de Eventos da ULBRA., XIX FÓRUM DE PESQUISA CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA (CANOAS)

Tamanho da fonte: 
FORMAÇÃO DE PROFESSORES E SUA IMPORTÂNCIA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM
Caroline Medeiros Martins de Almeida, Paulo Tadeu Campos Lopes

Última alteração: 10-09-2019

Resumo


Abordar propostas de metodologias inovadoras com o uso das Tecnologias Digitais é importante para os professores em formação criarem estratégias que auxiliem no processo de ensino e aprendizagem. Rodrigues, Miskulin e Silva (2019) defendem a aproximação das universidades com as escolas públicas da Educação Básica, para que coletivamente, professores das universidades, estudantes universitários e professores em serviço das escolas possam planejar ações no ambiente escolar, diminuindo o distanciamento existente entre as teorias propostas pelas universidades e as práticas realizadas nas escolas, contribuindo assim, para a formação de professores. Com isso, professores em atuação tem a oportunidade, por meio deste reencontro em sua formação continuada, em refletir criticamente sobre suas práticas docentes, possibilitando um espaço para a construção de novos saberes. O objetivo da pesquisa foi investigar a percepção dos professores em formação, sobre metodologias inovadoras e Tecnologias digitais para qualificar o processo de ensino e  aprendizagem do Ensino Fundamental. A amostra da pesquisa consistiu em 15 professores do Ensino Fundamental de uma Escola da rede Municipal de Sapucaia do Sul, Rio Grande do Sul - Brasil. Trata-se de um estudo de caso, de natureza qualitativa. As metodologias inovadoras apresentadas foram o método do caso, sala de aula invertida e aprendizagem por pares e os recursos tecnológicos apresentados foram web site wikia, Examtime, Pro word clouds, Fábrica de aplicativos, e Formulários Google. Os instrumentos de coleta de dados foram as respostas do questionário com as percepções dos professores do Ensino Fundamental sobre o conteúdo da  formação. Em relação às percepções, todos os professores dizem acreditar na viabilidade de trabalhar metodologias inovadoras e Tecnologias Digitais nas suas aulas do Ensino Fundamental. Além disso, 80% dos professores relataram que acharam interessante conhecer as metodologias inovadoras e as Tecnologias Digitais apresentadas. Ambrosetti et al., (2015) comentam que ações conjuntas entre escola e universidade tem gerado resultados benéficos para ambos, culminando com reflexões e revisão de práticas, tanto docentes, quanto formativas nas universidades.  Quando aplicadas, essas metodologias inovadoras e Tecnologias Digitais poderão contribuir para auxiliar na mudança de atitude dos alunos e no processo de ensino e aprendizagem, criando situações que os tornem gradualmente ativos e autônomos.


Texto completo: POSTER