Portal de Eventos da ULBRA., XIV FÓRUM DE PESQUISA CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA (Canoas)

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POSSIBILIDADES E DESAFIOS DO ENSINO DA MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Priscila Augusta de Quadros Scott Hood, Carmen Teresa Kaiber

Última alteração: 22-10-2014

Resumo


A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade de ensino que oferece oportunidade para pessoas que não cursaram a Educação Básica na idade adequada concluírem seus estudos. A defasagem idade-série, presente na EJA, na maioria dos casos é causada pela interrupção forçada dos estudos, seja pela repetência ou evasão, pelas desiguais oportunidades de permanência ou, ainda, pela necessidade dos estudantes ingressarem no mercado de trabalho. No que se refere à Matemática, há necessidade de se desenvolver um trabalho na área direcionado a esse público, buscando organizar um corpo de conhecimentos matemáticos e de estratégias de ensino e aprendizagem que contemplem seus interesses e necessidades. Nesse contexto, o presente trabalho é voltado para a busca do desenvolvimento e da articulação de conteúdos conceituais e procedimentos matemáticos, no Ensino Fundamental, a partir de conhecimentos da área de Recursos Humanos. A proposta, que tem como foco cálculos da área trabalhista, visa potencializar o interesse dos estudantes em relação aos conteúdos propostos e contribuir para seu desenvolvimento enquanto cidadão. O trabalho a ser desenvolvido junto aos estudantes está organizado em seis etapas: 1) aplicação de questionário buscando traçar um perfil do grupo; 2) estudos sobre artigos da Consolidação das Leis do Trabalho e de cláusulas da Convenção Coletiva do Sindicato dos Empregados no Comércio de Canoas (sindicato e convenção que ampara os trabalhadores de Cachoeirinha e Canoas cidades onde o projeto será desenvolvido); 3) criação de personagens que representem os alunos em uma empresa fictícia, buscando alcançar o máximo de particularidades trazidas nas cláusulas estudadas aliadas às características da turma; 4) estudo de cartões ponto onde serão discutidas questões como carga horária, intervalos, folgas, atrasos, horas extras, adicional noturno, faltas e repouso remunerado; 5) aplicação dos conhecimentos adquiridos nos estudos em situações envolvendo os personagens criados, com realização de cálculos de valores de remuneração; 6) utilização de tecnologias digitais, como o Microsoft Excel ou o Linux Calc, com confecção de planilhas que simularão um sistema de cálculo de verbas trabalhistas. O trabalho realizado até o momento refere-se à pesquisa relativa ao tema e como o mesmo pode ser levado às aulas de Matemática do Ensino Fundamental, bem como a organização das sequências de atividades a serem desenvolvidas junto aos estudantes de turmas da EJA de duas Escolas públicas, nas cidades de Canoas e Cachoeirinha, sendo que para realização do projeto estão previstos quatro encontros semanais de três horas de duração cada.O trabalho realizado até o momento aponta para um grande potencial de desenvolvimento de conteúdos matemáticos (operações no conjunto dos números Reais, conversão de unidades, equações de primeiro grau), bem como os relacionados ao tema em foco.