Portal de Eventos da ULBRA., XIV FÓRUM DE PESQUISA CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA (Canoas)

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MODELO TRIDIMENSIONAL EM ENSINO DE VIAS MEDULARES
Rodolfo Tomé Soveral, Magda Furlanetto, Ana Antonello, Daniel Assumpção, Tiago Sebastiany

Última alteração: 22-10-2014

Resumo


É evidente a complexidade do aprendizado anatomo-fisiológico em determinados conteúdos, como é o caso das vias medulares. Tendo em vista a relevância do tema, foi criado um modelo de aprendizado que proporciona uma melhor compreensão de algumas lesões neurológicas a partir do entendimento dos pontos de decussação. Além disso, é possível compreender os mecanismos compensatórios de perdas motoras e sensitivas em lesões encefálicas e medulares. Proporcionar aos estudantes da área da saúde um processo de aprendizado das vias medulares facilitado e com maior taxa de retenção memorial. As vias neuronais foram representadas a partir de fios metálicos rígidos, revestidos com duas cores diferentes, amarelo para vias motoras e verde para vias sensitivas. Estes foram unidos por lâminas circulares de espuma de polietileno, representando níveis medulares distintos e o bulbo do tronco encefálico. Na região onde supostamente estaria o encéfalo, foram indicados com fita adesiva a origem, ou final, das vias (córtex cerebral ou tálamo). Outrossim, a representação da medula foi colorida com as tintas azul escuro, vermelho e verde, representando vias medulares ascendentes, descendentes e substância cinzenta medular, respectivamente. O modelo construído ficou estável e com fácil montagem /desmontagem. É possível observar que as vias motoras do esqueleto axial seguem ipsilaterais, diferente das vias motoras apendiculares, que seguem contralaterais. Da mesma forma, o comportamento das vias sensitivas pode ser igualmente compreendido a partir da visualização dos pontos de decussação na própria medula e no bulbo. (resultado em imagens) A visualização tridimensional é um método extremamente didático para compreender os pontos de decussação das vias (além de diferenciar as vias eferentes e aferentes pelas cores). Sendo assim, essa nova técnica de ensino amplia o conhecimento, pois, aliada ao método de ensino clássico, propicia ao estudante o domínio de técnicas científicas que asseguram a capacitação profissional. Essa experiência corrobora com pesquisas nas quais se concluem que a aprendizagem é mais efetiva quando o aluno vivencia o conteúdo utilizando-se dos meios auditivo, tátil, visual e cinestésico, onde a taxa de retenção memorial do estudo pode chegar a 70%.