Portal de Eventos da ULBRA., XIV FÓRUM DE PESQUISA CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA (Canoas)

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O PROFESSOR FORMADOR DE PROFESSORES POLIVALENTES E A APRENDIZAGEM MATEMÁTICA A PARTIR DE UM CONTEXTO DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM SERVIÇO
Neura Maria De Rossi Giusti, Jutta Cornelia Reuwsaat Justo

Última alteração: 22-10-2014

Resumo


Estudos e pesquisas estão sendo realizados para a melhoria da qualidade do ensino e aprendizagem de Matemática. Cientes da necessidade de mudança em suas práticas pedagógicas, muitos professores buscam a (re)construção e a ressignificação dos seus saberes matemáticos por meio de cursos de formação continuada que contemplem a teoria e a prática num processo reflexivo. Diante disso, o papel do professor formador de professores torna-se fundamental, pois ao atuar, o formador, mobiliza um conjunto de saberes próprios que, explícita ou implicitamente, gera impacto sobre os professores e, ao fazê-lo, estará inevitavelmente contribui para o seu próprio desenvolvimento. Como professor, o formador de professores também aprende ensinando.  A pesquisa busca desvelar como o professor formador de professores polivalentes constrói seu desenvolvimento pessoal e profissional a partir de uma proposta de formação continuada em serviço para o ensino da Matemática no 4º e 5º ano do Ensino Fundamental e como ‘ele’ explicita a formação entre seus pares. O referencial teórico-metodológico apoia-se em Justo, Fiorentini, Brasil, Gatti, Ponte, Nacarato, Chacón, Nóvoa , Imbernón e outros. A pesquisa qualitativa faz uso de uma abordagem investigação-ação-formação apoiada nos estudos de Nóvoa (1992). Na investigação participam cinco professores formadores de professores polivalentes do município de São Leopoldo/RS para atuarem como multiplicadores de uma proposta de formação continuada para a aprendizagem da Matemática em 13 escolas da mesma rede de ensino. Utiliza-se como instrumentos de pesquisa videogravações, entrevistas, questionários semiestruturados e observações decorrentes. A análise das evidências encontradas está sendo compilada por meio de categorias para o agrupamento das informações coletadas durante o desenvolvimento da formação. As evidências iniciais revelam aspectos da formação sob duas categorias: como o professor formador de professores constrói sua própria formação para o desenvolvimento pessoal e profissional e como ‘ele’ explicita a formação entre seus pares. Na categoria construção da formação percebe-se que os professores formadores, de modo geral, transferem para a sua prática educativa uma postura semelhante à da formação, incorporando novas aprendizagens a partir de um processo reflexivo de construção e reconstrução dos conhecimentos matemáticos. Para a categoria explicitação da formação evidencia-se que os professores formadores têm conseguido transpor e ultrapassar a “ensinagem” dos conhecimentos matemáticos com seus pares com atitudes mais seguras frente aos conteúdos docentes dos 4º e 5º anos já desenvolvem. Ainda há um caminho a percorrer e investigar, de modo a compreender melhor o processo de formação continuada dos professores formadores de professores que ensinam Matemática. Espera-se que a pesquisa possa fornecer dados relevantes para serem discutidos ou complementados para a melhoria da qualidade do ensino e da aprendizagem de Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental.