Última alteração: 22-10-2014
Resumo
O uso dos laboratórios virtuais na educação, especificamente para a área experimental em Física, constitui um elemento inovador e transformador no ensino aprendizagem do aluno, podendo interferir no fenômeno e processo educacional, principalmente em contexto de educação a distância. Um dos grandes desafios na implantação e uso destes laboratórios é que realmente representem uma inovação nos métodos de ensino e uma melhoria dos processos de construção do conhecimento e de aprendizagem. É neste contexto que focamos o nosso objetivo, de verificar na Revista Brasileira de Física, se há pesquisas relacionadas sobre o uso de laboratório virtual em física, e de que forma são analisadas a aprendizagem do aluno no procedimento das aulas experimentais a distância. Sabendo que através da publicação de artigos de alta qualidade, revisados por pares, a Revista Brasileira de Física busca promover e divulgar a Física e ciências correlatas, contribuindo para a educação científica da sociedade como um todo. Para a realização dessa pesquisa, utilizamos os seguintes procedimentos metodológicos, a saber: análise bibliográfico da Revista Brasileira de Física, na qual, verificamos se havia os temas relacionados sobre laboratório virtual no ensino de física, desenvolvimento da aprendizagem nas aulas experimentais a distância e ensino de Física a distância, presentes nos artigos desde 1979 até 2014; para análise dos dados utilizamos o método análise de conteúdo, a partir deste criamos duas categorias. A primeira: conceito de laboratório virtual e sua aprendizagem. Segundo: ensino de Física a distância. Como resultado, verificamos que, ao longo das edições publicadas na Revista, foram encontrados poucos artigos relacionados ao assunto, sendo que as primeiras evidencias de pesquisa sobre o assunto ocorreu em 1992, abordando sobre formação de professores de Física a distância, a outra publicação só saiu em 2006, depois 2010. Desta forma, observamos que as pesquisas públicas na Revista Brasileira de Física tratam somente da formação de professor, não fazendo uma relação com laboratório virtual de Física e a aprendizagem. Sabendo que curso como Física, funcionando em modalidade a distância necessita investigar se está tendo uma aprendizagem nos laboratórios virtuais ou como estão ocorrendo as aulas experimentais, durante os trinta e cinco anos da Revista não foi encontrado nenhuma publicação relacionado a esta preocupação. Para um melhor aproveitamento, esta pesquisa está em fase de mais investigações em outras revistas com Qualis A1 e A2 na CAPES para publicações de evidências futuras.