Última alteração: 22-10-2014
Resumo
A língua é um órgão que participa de diversas funções específicas relacionadas principalmente ao ato de sucção, fala e alimentação. O frênulo lingual, quando alterado, traz modificações para os movimentos da língua e dos lábios, produzindo a aquisição de hábitos inadequados. O objetivo deste estudo é verificar a prevalência de frênulo lingual alterado e fatores associados em pré-escolares do município de Canoas-RS. Trata-se de um estudo observacional do tipo transversal cuja população alvo constitui-se de crianças de 0 a cinco anos de idade matriculadas nas 31 Escolas de Educação Infantil do município. A coleta de dados consiste da aplicação de um questionário direcionado aos pais e responsáveis e de um exame físico realizado nas crianças por seis equipes de trabalho treinadas e calibradas. Serão utilizadas questões relativas às variáveis demográficas: sexo (masculino ou feminino); idade (em anos) e raça (branco e não branco). Os critérios para avaliação do frênulo lingual serão baseados na classificação de Marchesan (2003). As análises serão descritivas com valores de frequência (N) e percentual (%), bem como outros testes de associação que se fizerem necessários. Este projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética e Pesquisa da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA); e um Termo de Consentimento Livre e Esclarecido será previamente assinado pelos pais e responsáveis. Foram examinadas 1.313 crianças: 682 (51,9%) meninos e 631 (48,1%) meninas nas faixas etárias de 0-1 (37/2,8%), 1-2 (167/12,8%), 2-3 (234/17,8%), 3-4 (317/24,1%), 4-5 (342/26,0%) e 5-6 (216/16,5%). Alem disso, 879 (66,9%) eram da raça branca e 434 (33,1%) não branca. As alterações de frênulo lingual envolveram os tipos curto (78/53,1%), curto e anteriorizado (59/40,1%), anteriorizado (9/6,1%) e anquiloglossia (1/0,7%).