Portal de Eventos da ULBRA., XIV FÓRUM DE PESQUISA CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA (Canoas)

Tamanho da fonte: 
SEQUÊNCIA DIDÁTICA COM TEMA ÁGUA NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL VOLTADA PARA O ENTORNO DO AMBIENTE ESCOLAR.
Tania Renata Prochnow, Melissa da Cruz, Kelly Petroni Ewald, Mariela Valduga

Última alteração: 22-10-2014

Resumo


A Educação Ambiental para o Desenvolvimento Sustentável (EADS) oportuniza a possibilidade de enfrentar problemas que envolvem as pressões da sociedade, economia e cultura local e/ou global sobre o ambiente e as respostas ambientais a estas pressões, visando formar uma conciência ambiental e modificar a relação humana com a natureza para promover a sustentabilidade. Os temas ambientais podem ser desenvolvidos em múltiplas experiências metodológicas em diversos níveis de abrangência, de formas criativas, lúdicas e diversificadas, que favoreçam a construção da cidadania ambiental através de uma nova relação entre o currículo e a realidade local, levando a escola para desafios enfrentados pela comunidade, sendo ponto de partida para ampliar e alcançar uma visão global. Sendo a Água um bem público, usuários e comunidades têm direito de participar da gestão deste recurso; torna-se imprescindível que este tema seja considerado como de relevante importância em EADS, levando às comunidade, através da educação formal e da não formal, que o recurso hídrico presente na comunidade local, deve ser por ela preservado. Para contemplar este objetivo, elaborou-se uma oficina de Sequências Didáticas como estratégia para Ciências do ensino fundamental e áreas afins, possibilitando sua utilização como subsídio para prática docente, aplicada ao nível da comunidade escolar e seu entorno. Por sua importância o tema Água foi enfocado na formação científica, ética e cidadã, identificando as interações das ações humanas, pesquisando interferências históricas, econômicas e sociais e seus efeitos ambientais. O tema foi desenvolvido em 30 horas, utilizando a Plataforma Moodle, sob a forma de quatro módulos: "Água e vida", "Diário de um rio", incluindo o cálculo da pegada hídrica, "Agua e o corpo humano" e "Usos da água", com fóruns de discussão abertos, permitindo participação, trocas de experiências, atividades práticas como a construção de um monjolo, e  interação de todo grupo. Foram disponibilizados para leitura, debates, discussões e aplicações em salas de aula:publicações diversas, vídeos, links e apresentações em power point, com o tema Água. O número de participantes, oito, foi considerado baixo, talvez relacionado à pouca disponibilidade de tempo ou ainda às dificuldades sentidas em relação à Plataforma Moodle; esta, porém, foi considerada como facilitadora da criação de ambientes construtivistas de aprendizagem. Foi considerada importante a diversidade de estratégias pedagógica planejadas para a Sequência Didática. No cálculo da pegada hídrica, os resultados encontrados, apresentados e discutidos no fórum pelos participantes, causaram surpresa e conduziram à reflexão, gerando comentários e colocações. O desenvolvimento da atividade foi avaliado positivamente pelos participantes e oportunizou a discussão de novas abordagens para o tema Água em sala de aula.