Portal de Eventos da ULBRA., XIV FÓRUM DE PESQUISA CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA (Canoas)

Tamanho da fonte: 
ESTRATÉGIAS DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM COM ALUNOS DE INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA: INTERVENÇÕES PEDAGÓGICAS NA ÁREA DE MATEMÁTICA
Marlise Geller

Última alteração: 22-10-2014

Resumo


Sendo a inclusão uma realidade em nossas escolas, o projeto “Estratégias de ensino e de aprendizagem com alunos de inclusão na Educação Básica: intervenções pedagógicas na área de Matemática”, aprovado no Edital MCTI/CNPq Nº 14/2013, busca compreender como proporcionar aos alunos com deficiência a aprendizagem de conceitos matemáticos necessários a sua inclusão social.  Para tanto, desenvolve a investigação de processos de ensino e de aprendizagem com alunos de inclusão, através de intervenções pedagógicas na área de Matemática em escolas púbicas inclusivas de Educação Básica da região metropolitana de Porto Alegre/RS. Neste sentido é importante analisar junto ao professor maneiras de se discutir com profundidade o papel da matemática no mundo contemporâneo, em especial quando se contempla o cenário das escolas inclusivas. Com o intuito de viabilizar estratégias de atendimento ao aluno com deficiência, constituiu-se um grupo de estudos cooperativo, na perspectiva de uma pesquisa com observação participante. Este grupo está em fase de discussões sobre as observações a serem realizadas em salas de Atendimento Educacional Especializado e a implementação de um Laboratório de Estudos de Inclusão – LEI na Universidade. O projeto está em seu primeiro ano de execução e teve como ações: compreender a realidade da inclusão da região metropolitana de Porto Alegre/RS, com o intuito de conhecer as estratégias de ensino para alunos de inclusão; aplicar instrumentos de pesquisa junto a professores e estagiários do AEE, professores da sala de aula regular e alunos de inclusão da Educação Básica na área de Matemática; acompanhar a metodologia e os processos de ensino de Matemática empregados com os alunos de inclusão participantes do projeto; definir o LEI para realizar ações de pesquisa e de atendimento especializado para alunos com deficiência e professores de inclusão; planejar intervenções pedagógicas para os processos de ensino e de aprendizagem de conceitos matemáticos; realizar reuniões periódicas com o grupo de estudos para discutir aspectos didático-metodológicos e possíveis dúvidas do próprio processo. Neste momento consideramos que o projeto apresenta resultados evidenciando que o acompanhamento de alunos de inclusão e a observação de aspectos metodológicos da práxis docente no atendimento especializado permitirá o desenvolvimento de estratégias e ações para o ensino de conteúdos de matemática da Educação Básica com alunos de inclusão.