Portal de Eventos da ULBRA., XIII FÓRUM DE PESQUISA CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA (Canoas)

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MÉTODOS MISTOS NA EDUCAÇÃO: CONSIDERAÇÕES TEÓRICAS
Rossano André Dal-Farra, Paulo Tadeu Campos Lopes

Última alteração: 07-01-2014

Resumo


A utilização de métodos mistos em pesquisa tem sido crescente em inúmeros campos do conhecimento. A conjugação de elementos qualitativos com quantitativos possibilita ampliar a obtenção de resultados em abordagens investigativas, proporcionando ganhos relevantes para pesquisas complexas como temos no campo da Educação. Mais importante ainda, as diferentes concepções envergadas pelos pesquisadores da Educação estão na subjacência das metodologias empregadas em todos os passos de uma investigação, desde a sua gênese, sendo resultado de muitas reflexões ao longo de sua prática docente e discente, ou mesmo de suas vivências em outros campos do conhecimento. Marcadas historicamente por polos opostos entre os “quantitativistas” e os “qualitativistas”, mais recentemente tem crescido o número de abordagens utilizando os métodos mistos, que conjugam ambos os métodos de coleta e análise de dados. Por esta razão, o objetivo deste texto é abordar os pressupostos e as peculiaridades dos métodos mistos e as suas aplicações na pesquisa em Educação, demonstrando as possibilidades de emprego deste método neste campo de estudos. Minimizando possíveis dificuldades na conjugação de práticas investigativas quantitativas e qualitativas, as pesquisas em Educação podem produzir resultados relevantes e orientar caminhos promissores a serem explorados por pesquisadores e educadores.


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