Última alteração: 07-01-2014
Resumo
O problema está em encontrar as informações relevantes de forma clara e rápida; ausência de uma metodologia de desenvolvimento de ambiente web para sites institucionais, os quais possuem uma diversificação muito de grande de conteúdos disponibilizados; a não utilização dos recursos para recuperação e rápido acesso da informação; pouca utilização de uma metodologia e instrumentos centrados no aumento, melhoria e facilidade de uso dos serviços interativos. Propõe-se neste artigo, um método que aborde os serviços de personalização e customização, com o objetivo de auxiliar o desenvolvedor a organizar, estruturar e representar os conteúdos das páginas web de instituições educacionais no que se refere ao tratamento do conteúdo disponibilizado, tanto para os alunos quanto para os funcionários que terão acesso aos serviços e documentos disponibilizados na intranet. Pretende-se alcançar os seguintes objetivos específicos: Demonstrar os métodos existentes para personalização de interfaces, que são usados para facilitar o desenvolvimento de ambiente web para sites educacionais; Avaliar as ferramentas utilizadas para execução das tarefas, identificando as limitações e semelhanças entre os métodos utilizados pelo desenvolvedor na elaboração e avaliação dos serviços através da apresentação de recursos específicos para sites educacionais, aumentando a usabilidade e qualidade do acesso; Desenvolver um cenário e sistematiza-lo no modelo proposto. Com isso, tende-se a aumentar a satisfação do usuário e promover sua fidelidade, o que impacta diretamente na competitividade das empresas. Assim, na medida em que o conteúdo genérico da Web torna-se muito grande, os indivíduos irão cessar as atividades de surfar sem rumo e irão gravitar em torno dos sites que ofereçam produtos e serviços “customizados” para suas necessidades. Por isso a usabilidade assumiu uma importância muito maior na economia da Internet do que no passado. Quando comparado ao software tradicional, onde clientes pagam primeiro pelo software e experimentam a usabilidade depois, na web o quadro se inverte, pois os usuários experimentam primeiro a usabilidade e ser for o caso, pagam depois. A contribuição que este artigo trará refere-se ao conjunto de diretrizes que auxiliará os desenvolvedores a decidir qual é a melhor forma de personalizar páginas Web para instituições de ensino, demonstrando as principais técnicas, alguns softwares e ferramentas utilizadas, as quais também facilitarão o acesso tanto para os alunos como para os profissionais aumentando a usabilidade e a fidelização dos usuários sem aumentar o custo e nem dificultar a manutenção e as atualizações, independentes de plataforma (navegador). A limitação refere-se aos sites de instituições de ensino, pois os mesmos estão constantemente atualizando as suas páginas e estas abrangem muitas informações e a obrigatoriedade de autenticação, carrega o perfil do usuário, o qual facilitará a filtragem da informação.