Última alteração: 07-01-2014
Resumo
A doença de Parkinson caracteriza-se por alteração nos neurônios da substância nigra que liberam dopamina aos gânglios da base. Dentre as diversas alterações causadas nessa patologia destacamos as modificações no equilíbrio. Este estudo teve como objetivo analisar a eficiência do uso da realidade virtual (RV) por meio da plataforma “Xbox Kinect” no tratamento do equilíbrio estático e dinâmico em indivíduos portadores de Parkinson. Este estudo foi caracterizado como de intervenção, randomizado e aprovado pelo Comitê de Ética e Pesquisa da Universidade Luterana do Brasil (2011-441H). Foi realizado na Clínica Escola de Fisioterapia ULBRA/Torres, de março a junho de 2012 com indivíduos de 55 a 83 anos de idade, de ambos os sexos e com condições físicas para a ortostase. Os indivíduos assinaram o Termo de consentimento Livre e Esclarecido e tiveram o equilíbrio avaliado por meio da Escala de Tinetti pré e pós, 10 intervenções de 30 minutos cada, 2 vezes na semana. Foi utizado o jogo Kinect Adventures! – Cume dos Reflexos. Os dados foram apresentados com medidas de tendência central (média) e de variabilidade (desvio padrão). Para a análise dos resultados antes e após intervenção foi utilizado o teste de Wilcoxon (P > 0,05). Esse estudo foi composto por dois indivíduos do sexo masculino e um do sexo feminino, com idades entre 55 a 83 anos. observamos que houve diferença estatística nos valores da escala de Tinetti entre os indivíduos, tanto na fase de avaliação quanto na de reavaliação. Entretanto, entre os indivíduos 1 e 2 na fase de reavaliação, esta diferença não foi detectada. Outro dado interessante é que os valores do equilíbrio nos indivíduos 1 e 2, durante a reavaliação são significativamente mais elevados se comparado aos valores da avaliação. Constatamos que houve melhora no equilíbrio estático e que o “Xbox Kinect” foi eficaz no tratamento em indivíduos portadores de Parkinson pois é baixo custo e faz uso de jogos disponíveis comercialmente.