Portal de Eventos da ULBRA., XIII FÓRUM DE PESQUISA CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA (Canoas)

Tamanho da fonte: 
RECICLAR PARA TRANSFORMAR: UMA NOVA VISÃO DE EDUCAÇÃO FÍSICA A PARTIR DO PIBID
Priscila Nunes da Silva, Andréa Bittencourt Souza, Karoline Soza, Éder Marques, Rafael Peres

Última alteração: 07-01-2014

Resumo


O PIBID Educação Física da ULBRA/ Canoas tem nos possibilitado refletir sobre novas formas de desenvolvermos a Educação Física nas escolas, a partir da temática da Sustentabilidade e Cidadania. O desafio consiste em estimular os educandos a conscientizarem-se da importância da reciclagem de materiais como plásticos, papelões e jornais e transformá-los em jogos e brincadeiras em nossas aulas. Dessa forma pensamos em não somente desenvolver os objetivos específicos da nossa área, como também fomentar atitudes de manutenção dos recursos naturais, evitando o desperdício e a má utilização dos mesmos, assim como aproveitamento do que está ao nosso redor, visto normalmente como lixo. Na escola municipal de Canoas, na qual desenvolvemos o projeto em um período semanal em seis turmas das séries iniciais, produzimos com os alunos um conjunto de materiais para as aulas de Educação Física, tais como bolas, arcos, cones, cordas, além de brinquedos como bilboquê, peão e bonecos demonstrando que não precisamos de materiais prontos para fazer aulas motivantes e atraentes para nossos alunos. Após a realização de algumas atividades na escola, constatamos o quanto as crianças aprendem sobre os materiais que são reciclados e o que se pode ser feito com eles após o seu primeiro uso; cada vez mais, mostram interesse em aprenderem e criarem brinquedos e atividades novas. Ao percebermos a conscientização de nossos alunos sobre questões ambientais, a partir das práticas realizadas que enfatizam a reciclagem e o uso da criatividade, nós bolsistas do Pibid concluímos que a Educação Física está para além de tão somente ensinar gestos motores, ensina também a transformar o mundo ao nosso redor.


Texto completo: Pôster