Portal de Eventos da ULBRA., XIII FÓRUM DE PESQUISA CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA (Canoas)

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Representações, Práticas Culturais e Pedagogias das Comemorações na Imprensa Negra no Rio Grande do Sul (1920-1930)
Maria Angélica Zubaran

Última alteração: 07-01-2014

Resumo


O presente projeto de pesquisa dá continuidade às investigações sobre a construção de identidades afro-brasileiras na imprensa negra, porém ampliando a análise temática e temporal, abrangendo as representações, práticas culturais e pedagogias das comemorações, na década de 1920, no jornal O Exemplo, em Porto Alegre. O objetivo central deste projeto de pesquisa é investigar as representações culturais mais recorrentes sobre a escravidão, a abolição e os abolicionistas e as práticas-culturais que marcaram as comemorações do 13 de maio, assim como, os possíveis “ensinamentos” ou pedagogias culturais que essas comemorações disseminaram e fizeram circular na cultura da época, articuladas à construção das subjetividades e identidades negras. Trata-se, portanto, de mapear os múltiplos significados atribuídos pelas lideranças negras à abolição e aos abolicionistas, brancos e negros, às associações e clubes negros que participaram dessas comemorações e às lutas pelos direitos dos negros no pós-abolição. Neste estudo, as celebrações do 13 de maio serão exploradas como espaços privilegiados de construção e reelaboração de memórias individuais e coletivas dos afrodescendentes, como cenários de luta e disputas culturais e políticas, onde a cultura e as identidades afro-brasileiras foram reconstruídas e reinventadas. Nessa pesquisa articulo as discussões da historiografia brasileira recente sobre os afrodescendentes no pós-abolição, com os estudos de teóricos dos Estudos Culturais. Vale destacar que tanto Andrews (1991), quanto Butler (1998) e Domingues (2005) valeram-se da análise da imprensa negra para estudar a construção das identidades afro-brasileiras no pós-abolição. Neste sentido, a importância desse projeto de pesquisa vincula-se à ênfase crescente dada ao estudo e a pesquisa da cultura e da história dos afro-brasileiros. A Lei 10.639, que neste ano completa 10 anos, determina a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Africana” nos estabelecimentos de ensino fundamentais e médios, públicos e particulares, ampliando o foco dos currículos escolares para a diversidade étnica e cultural brasileira. Nesta direção, algumas questões são fundamentais nesse projeto de pesquisa: quais as representações culturais mais recorrentes sobre a abolição e os abolicionistas nas comemorações do 13 de maio? Quais foram as práticas culturais negras que marcaram as comemorações do 13 de maio no Rio Grande do Sul na década de 1920? Quais as lideranças negras que se destacaram nesse cenário e como contribuíram na construção de subjetividades e identidades negras naquele contexto histórico? Dado o caráter pedagógico e político das comemorações, quais foram os ensinamentos disseminados pelas lideranças negras nas comemorações do 13 de maio? Essas são algumas das questões que nos propomos contemplar nessa pesquisa.


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