Portal de Eventos da ULBRA., XIII FÓRUM DE PESQUISA CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA (Canoas)

Tamanho da fonte: 
Ensino e Aprendizagem em Anatomia Humana em Cursos Superiores da Área da Saúde: avaliação de diferentes atividades
Paulo Tadeu Campos Lopes, Rossano André Dal-Farra, Roberta Dall Agnese da Costa, Caroline Medeiros Martins de Almeida

Última alteração: 07-01-2014

Resumo


A Anatomia Humana se constitui em temática basilar nos cursos da área da saúde, sendo de grande importância o estudo de estratégias que possam contribuir para os processos de ensino e aprendizagem. Com esta finalidade, foram elaboradas atividades relacionadas com o sistema muscular em três grupos de alunos, incluindo o uso de cadáveres, desenhos e imagens computacionais. Foram aplicados testes, antes e depois das atividades. Os resultados demonstraram que houve um ligeiro aumento entre o pré-teste e o pós-teste, sendo que em algumas questões houve inclusive diminuição do percentual de acertos. Também ficou evidente a dificuldade discente no entendimento de conceitos básicos, tais como planos tangenciais e camadas musculares. Depreende-se deste estudo que se faz necessário um maior aprofundamento no repensar das práticas educativas empregadas em temáticas como a anatomia humana dos cursos da área da saúde.


Texto completo: Pôster