Portal de Eventos da ULBRA., XIII FÓRUM DE PESQUISA CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA (Canoas)

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O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE MARKETING COMO INSTRUMENTO DE POSICIONAMENTO MERCADOLÓGICO - CASE AGRO RAMME PET SHOP
Silvia Regina Ramme, Vitor Alberto Lucini da Cunha

Última alteração: 07-01-2014

Resumo


Este trabalho teve como principal objetivo o posicionamento mercadológico da empresa Agro Ramme Pet Shop através da elaboração do Planejamento Estratégico de Marketing. Para isto foi observada a influência da cultura organizacional nas atividades da empresa e também foi investigado o perfil e expectativas dos clientes. A elaboração do estudo permitiu o diagnóstico organizacional da empresa demonstrando a importância do planejamento estratégico com ênfase no marketing nos negócios familiares, onde a inabilidade gerencial e a carência de controles mais rigorosos influenciam resultados. Desta forma foi possível a elaboração de um planejamento estratégico de marketing com o intuito de estabelecer direções que contribuíssem para o alcance da vantagem competitiva. A definição de metas e planos é essencial no mercado atual, onde as mudanças estão cada vez mais aceleradas influenciando o comportamento do consumidor. As decisões gerenciais sem o respaldo do planejamento contribuem para o fracasso estratégico das organizações, visto a ausência de direcionamento. A fundamentação proposta teve referenciais teóricos de temas como a estratégia, o planejamento estratégico e suas ferramentas, o marketing e o marketing mix, o varejo, a cultura organizacional e os desafios empresariais. O estudo de caso descritivo foi elaborado sob a abordagem qualiquantitativa. A pesquisa aplicada foi realizada através da observação não participante e do questionário estruturado com perguntas fechadas e semi-abertas pré-definidas divididas entre dicotômicas, de múltipla escolha e por escala, as quais contribuíram para o diagnóstico do perfil e as expectativas dos clientes da loja. Os benefícios são extremamente relevantes para a empresa em estudo, já que buscou a instituição do processo gerencial estratégico com o aperfeiçoamento holístico constante, oferecendo subsídios essenciais para a empresa. Dentre outros aspectos, a elaboração do planejamento estratégico de marketing oferece bases sólidas para a identificação das oportunidades de negócio e o consequente posicionamento da empresa no mercado, de acordo com a missão e a visão instituída, bem como com os seus objetivos organizacionais.

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