Portal de Eventos da ULBRA., XIII FÓRUM DE PESQUISA CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA (Canoas)

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PRÁTICAS DIFERENCIADAS NO ENSINO DE CIENCIAS: TENDA DOS AMBIENTES
Josiani da Motta Pinto, Débora dos Santos Chaves, Priscila Moraes, Natália Sommer, Mariana Mostardeiro, Éddyna Ulrich, Eliane Silveira

Última alteração: 07-01-2014

Resumo


Em uma sociedade em que o conhecimento científico e tecnológico é cada vez mais valorizado, formar um cidadão crítico torna-se um desafio. Neste contexto, o ensino de ciências enquanto disciplina, é um instrumento de interpretação e explicação das transformações e fenômenos da natureza. Faz-se necessário demonstrar o quanto este conhecimento colabora para a compreensão do mundo e suas transformações, bem como, reconhecer-se como indivíduo e parte do universo. Diante do exposto, os bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, acadêmicos do Curso de Ciências Biológicas (PIBID/ULBRA) desenvolvem desde agosto de 2012, atividades e práticas diferenciadas no ensino de ciências com os alunos da Escola M.E.F. Max Adolfo Oderich, município de Canoas, RS. Seguindo a temática do projeto ‘Sustentabilidade e Cidadania’, os acadêmicos desenvolveram ao longo do projeto diversas atividades lúdicas envolvendo os alunos, professores e funcionários da escola.  Ao iniciar uma atividade, os bolsistas, no primeiro momento buscam a sensibilização dos envolvidos através de vídeos, palestras ou dinâmicas. Uma destas atividades realizadas foi a construção de ‘Tendas de Ambientes’. O grupo montou quatro tendas sensoriais (pampa, praia, floresta e cidade), onde cada uma delas era composta de elementos representativos do ambiente: taxidermias, vegetações, fotografias, sons e aromas. Cada visitante (aluno, professor ou funcionário) foi guiado pela trilha de modo a observar todos os cenários e identificar o maior número de características possíveis, bem como, uma explanação sobre cada ambiente. No final da visitação deveriam responder a pergunta ‘em qual destes ambientes você gostaria de morar?’ Tal questionamento tinha como objetivo ser o eixo motivador para posteriores discussões em sala de aula. Diante das práticas vivenciadas pelo grupo pode-se perceber que mais importante do que ensinar conteúdos específicos e predeterminados, é trabalhar práticas que preparem cidadãos para reconhecer e enfrentar problemas ecológicos do seu dia a dia.

 


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