Última alteração: 07-01-2014
Resumo
Atualmente os perfis formados a frio são utilizados largamente na construção da estrutura de veículos, na indústria aeronáutica e na indústria da construção civil. Estes perfis tem a seção transversal constituída de paredes esbeltas, estando sujeitos aos fenômenos de instabilidade, tais como: a flambagem local, a flambagem distorcional e a flambagem global, podendo ainda, haver a interação entre estes fenômenos, sendo, portanto, uma importante consideração no cálculo neste tipo de perfil. Atualmente os programas computacionais de elementos finitos têm recursos que permitem analisar problemas com não linearidade física e geométrica, que os capacita a modelar os efeitos de pós-flambagem local e distorcional em perfis formados a frio. Neste sentido, este trabalho apresenta um procedimento para, utilizando o método dos elementos finitos, simular o comportamento estrutural de perfis formados a frio, possibilitando-se realizar análises paramétricas, com o intuito de validar e calibrar métodos de dimensionamento, com algumas vantagens em relação às análises experimentais, principalmente no que se refere à economia. Para comprovar o procedimento proposto foram utilizados resultados experimentais existentes na literatura. A comparação entre os resultados numéricos obtidos e os resultados experimentais permitiu demonstrar a aplicabilidade do procedimento proposto e apresentar conclusões sobre sua potencialidade.