Portal de Eventos da ULBRA., XIII FÓRUM DE PESQUISA CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA (Canoas)

Tamanho da fonte: 
ANÁLISE DAS PERCEPÇÕES SOCIOAMBIENTAIS DE EDUCANDOS DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA PÚBLICA LITORÂNEA
Suelen Bomfim Nobre, Maria Eloisa Farias

Última alteração: 07-01-2014

Resumo


As intensas transformações ambientais, decorrentes das atividades antrópicas, constituem uma forte e constante ameaça à biodiversidade e podem estar correlacionadas ao nível de percepção das pessoas no que diz respeito a termos ambientais, como por exemplo “meio ambiente”. Observa-se atualmente que há lacunas no nível de compreensão dos discentes no que diz respeito à problemática ambiental e ao desenvolvimento sustentável. O objetivo desta pesquisa foi o de analisar as percepções socioambientais de uma turma com 33 educandos, do 6º ano do Ensino Fundamental, de um Instituto Educacional Estadual localizado no Litoral Norte do Rio Grande do Sul, na área central do município de Tramandaí. A pesquisa utilizou como instrumento de coleta um questionário com questões fechadas buscando perceber a visão socioambiental dos discentes, contemplando as seguintes abordagens : o que é meio ambiente pra você? Seus pais ou responsáveis costumam ter atitudes ecologicamente corretas? Você costuma ter atitudes ecologicamente corretas? (única questão autoavaliativa). Na análise dos dados observou-se que a percepção de meio ambiente para 31% dos alunos se refere somente aos animais e à natureza. Para 25% dos discentes o meio ambiente está restrito às plantas e aos animais. Verificou-se ainda que para 45% dos alunos, os seus pais ou responsáveis tem atitudes consideradas ecologicamente corretas apenas em certas ocasiões (“às vezes”). Na questão autoavaliativa constatou-se que 52% dos alunos consideram-se ecologicamente corretos somente “às vezes”, sendo que 31% disseram que sempre obtém esta postura e 17% não se consideraram ecologicamente corretos. Os resultados evidenciaram que a percepção dos termos educação ambiental e meio ambiente definida pelos discentes privilegia basicamente a tendência tradicional e a visão naturalista, relacionando os termos apenas a aspectos naturais. Com base no levantamento das percepções acerca de meio ambiente do grupo estudado foi possível constatar a necessidade de se trabalhar com os discentes na perspectiva de sensibilizá-los para a efetiva compreensão das concepções ambientais. Consideramos que seja necessário a utilização de diferentes técnicas metodológicas que permitam desenvolver a conscientização ambiental, com enfoque nas temáticas: ética, cidadania e sustentabilidade.


Texto completo: Pôster