Portal de Eventos da ULBRA., XIII FÓRUM DE PESQUISA CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA (Canoas)

Tamanho da fonte: 
Propelentes Químicos Para Foguetes e Suas Aplicações na Indústria de Defesa e no Setor Aeroespacial
Luis Rodrigo Machado

Última alteração: 07-01-2014

Resumo


O atual cenário de inserção nacional do Brasil, as recentes iniciativas em prospecção de petróleo em jazidas no pré-sal localizadas na Zona Econômica Exclusiva e a publicação de importantes documentos na área de defesa, como o Livro Branco de Defesa Nacional (LBDN) e Estratégia Nacional de Defesa (END), movimentaram a Base Industrial de Defesa do País. O LBDN prevê o desenvolvimento da indústria nacional de defesa ao nível de possuir capacidade estratégica para a produção nacional de diversos meios através do desenvolvimento de tecnologia. Estão definidos neste documento também, a criação de oportunidades de crescimento econômico, aumento de exportações e desenvolvimento de projetos com tecnologia de emprego dual, militar e civil, para beneficiar a sociedade civil. Uma destas tecnologias é o domínio da construção de foguetes e mísseis para emprego na indústria de defesa no setor aeroespacial. Este trabalho é parte integrante das pesquisas para o trabalho de conclusão de curso em engenharia química, e tem como objetivo realizar o levantamento das tecnologias de propelentes químicos para foguetes, a complexidade dos motores requeridos para seu emprego, sua geração de resíduos e as suas aplicações na indústria de defesa e no setor aeroespacial. Como objetivo secundário, busca trazer a discussão sobre o desenvolvimento desta importante tecnologia para esta universidade. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica em literaturas específicas sobre projetos e construções de foguetes, consultas em material disponibilizados por institutos de pesquisa e agências governamentais e aplicação de conhecimentos adquiridos ao longo do curso nas áreas de química orgânica e inorgânica. A partir da pesquisa realizada até agora, como resultados parciais, foi possível identificar as diferenças entre as características dos combustíveis sólidos, que utilizam motores com menor custo operacional sem versatilidade de controle nas diversas fases de sua combustão, e dos combustíveis líquidos, que propiciam um melhor controle sobre a potência dispensada, porém requerem motores de complexidade e custos muito maiores, os quais tem o domínio de sua tecnologia restrito a poucas nações. Também foi possível verificar as diferentes taxas de geração de poluentes, sendo os mais agressivos os compostos ácidos derivados de combustíveis sólidos baseados em perclorato de amônio. Como conclusão parcial, pôde ser verificado que o combustível líquido deve ser utilizado para aplicações específicas que requerem precisão no controle da combustão como a colocação de satélites estacionários em orbita. Também foi concluído que devido à complexidade da construção dos motores que utilizam o combustível líquido e à falta de domínio do Brasil nesta tecnologia, o melhor direcionamento para esta pesquisa é aprofundar os estudos sobre utilização de combustíveis líquidos nas etapas subsequentes da mesma.


Texto completo: Pôster