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Formação Continuada de Professores em Serviço: análise da discussão do Grupo Focal sobre as suas finalidades e prioridades
Última alteração: 07-01-2014
Resumo
Este estudo tem como problema de pesquisa analisar quais as finalidades e prioridades atribuídas pelos professores municipais para a formação continuada em serviço. Os sujeitos da pesquisa são seis professores da região metropolitana de Porto Alegre-RS, sendo duas professoras do município de Canoas, dois professores de Sapucaia do Sul e duas de São Leopoldo, todos integrantes do Projeto Observatório da Educação (Edital 2010) desenvolvido pelo programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Luterana do Brasil desde o ano de 2011. No início deste ano (2013) constituiu-se o grupo focal para discussão e análise crítica sobre a formação continuada vivenciada neste período. A proposta de trabalho envolveu nove encontros. No primeiro encontro foi apresentado o projeto de pesquisa, o problema e os objetivos propostos, quando foi entregue aos professores o caderno de pesquisa (B1ICD3 – constando 15 questões para serem respondidas de forma escrita). Estas questões serviram de base para as discussões do grupo focal, ficando com os professores até o final dos encontros. Este estudo encontra-se em fase exploratória, sendo analisados apenas dados parciais, especificamente a transcrição dos relatos e diálogos do terceiro encontro, no qual foram debatidas a terceira e a quarta questão do B1ICD3, que são: 3) Como você define formação continuada e qual a sua finalidade? e 4) Para você, o que é importante estar presente na formação continuada? O objeto de análise deste estudo é a transcrição das falas de duas professoras presentes durante o encontro. As professoras definem Formação Continuada como sendo um “momento de reflexão sobre questões do cotidiano de sala de aula” para que possam “melhorar o ensino e consequentemente a aprendizagem dos alunos” e salientam a importância deste processo ser realizado com o foco direto no ensino e simultaneamente em serviço, pelo fato de poderem aplicar as novas informações e conhecimentos em suas práticas. As professoras não distinguem atualização, aperfeiçoamento e qualificação profissional na formação continuada docente. Apontam como prioridades: a) formação continuada nas áreas específicas de atuação de ensino em (por exemplo: matemática, ciências, português, de geografia, história); b) processos que exijam o envolvimento e participação ativa dos professores e não somente ao comparecimento em palestras e seminários; c) processos que contenham uma proposta de continuidade e não cursos e/ou palestras estanques e d) aproximação da realidade da Universidade com a realidade da Escola da Educação Básica Pública. Pode-se depreender três aspectos relevantes deste processo da Formação Continuada: 1) ser vinculado à vivência acadêmica de pesquisa junto ao Programa de Pós-Graduação em nsino de Ciências e Matemática; 2) ser realizado simultaneamente ao exercício da docência e 3) demandar a atividade de leitura e escrita na participação dos grupos de pesquisa.