Última alteração: 23-10-2012
Resumo
O projeto “Recreação e o Esporte Escolar na perspectiva da Inclusão” visa incentivar e qualificar a cultura do movimento da população escolar que frequenta a educação básica e é oriunda das escolas públicas de Canoas e dos municípios da região metropolitana de Porto Alegre. Busca-se o envolvimento com comunidades organizadas e escolas públicas, procurando mobilizar crianças e adolescentes para a prática da atividade física. O projeto está vinculado ao Curso de educação Física e atua na organização e desenvolvimento de atividades recreativas, esportivas, danças e lutas. Estas ações são desenvolvidas pelos alunos do Curso de Educação Física sob a orientação de um professor do mesmo curso. A partir de2009 estabelecemos uma parceria com as secretarias de educação de Canoas, Alvorada e Nova Santa Rita que mapeou algumas escolas a fim de serem atendidas pelo projeto nas dependências do Curso de Educação Física da ULBRA/Canoas. O referido projeto tem como objetivo incentivar a cultura do movimento a partir da prática da atividade física como forma de lazer, qualificando e valorizando as experiências dos escolares e integrantes da comunidade promovendo as competências técnicas, ética/moral e a saúde. O trabalho é realizado dentro de uma abordagem recreativa e de cooperação, onde a aprendizagem se dá a partir da valorização do outro enquanto sujeito participante do processo. A população atendida constituiu-se de 130 alunos oriundos de escolas públicas dos municípios de Alvorada, Nova Santa Rita e Canoas/RS, bem como da comunidade em geral. As atividades são desenvolvidas nas dependências do curso de Educação Física da ULBRA/Campus de Canoas todas as quartas-feiras no horário das 14h às 18h. Dentre as atividades desenvolvidas citamos: os esportes coletivos, as atividades recreativas, as danças, as lutas e as atividades aquáticas. Como resultados parciais do projeto podemos apontar a preocupação com a formação completa das crianças e adolescentes envolvidos no processo, pois nossa proposta pedagógica não está somente voltada para os fundamentos técnicos e táticos do desporto. Priorizamos fundamentalmente a construção da cidadania por meio de uma prática voltada para o esporte educacional, estamos contribuindo para a sociabilização destes alunos, ampliando seus laços de amizades através da cooperação, emancipação, convivência e participação, os quais são elementos fundamentais para o seu desenvolvimento. Outra questão importante a destacar é a oportunidade que os acadêmicos dos cursos de Graduação têm para colocar em prática os conhecimentos gerados em sala de aula, qualificando uma melhor articulação entre teoria e prática, associando desta forma o ensino, a pesquisa e a extensão. Para finalizar podemos afirmar que o projeto apresenta um alto grau de significância já que se constitui como um projeto pautado pela inclusão social, que busca atender principalmente às comunidades desfavorecidas, que se beneficiam na medida em que a Universidade disponibiliza o seu conhecimento a serviço da população destacando a importância do trabalho social da ULBRA propondo pactos com atores sociais visando o desenvolvimento sustentável, tendo a cultura do movimento e o esporte como a principal forma de expressão da identidade e resgate da cidadania.