Última alteração: 24-10-2012
Resumo
A presente pesquisa, realizada conjuntamente com outros 22 países e sob coordenação geral da Universidade do Alabama (EUA), objetivou compreender como as constantes e rápidas mudanças políticas, econômicas e sociais impactam nas rotinas e no desempenho dos gestores em Relações Públicas e Comunicação, a fim de subsidiar às instituições de ensino no planejamento e oferta de programas de graduação, pós-graduação e outros cursos de educação continuada voltados ao desenvolvimento de futuros líderes neste campo do conhecimento. Para isso, foram estabelecidos cinco eixos temáticos, relativos aos impactos externos atuais que contribuem e dificultam a resolução dos problemas comunicacionais das organizações e a condução das equipes de comunicação, além das competências e habilidades necessárias aos gestores de comunicação para lidar com essas questões. No Brasil, as impressões foram obtidas através de um questionário online, disponibilizado no mês de julho, com 303 profissionais, além de 15 entrevistas em profundidade realizadas com gestores de Relações Públicas e Comunicação de diferentes tipos de organização, selecionadas por sua representatividade nos estados brasileiros. Dentre os principais resultados obtidos, verificou-se que a preocupação em estar preparado para lidar eficazmente com as crises, lidar com a velocidade e volume do fluxo de informação e melhorar os indicadores de comunicação para demonstrar o valor do trabalho realizado são as principais questões para os profissionais brasileiros de comunicação.