Portal de Eventos da ULBRA., XII FÓRUM DE PESQUISA CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA (Canoas)

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EDUCAR PELAPESQUISA NA EJA: A ÁGUA COMO ESTUDO EXPLORATÓRIO
Júlio Mateus de Melo Nascimento, Maria Eloisa Farias

Última alteração: 23-10-2012

Resumo


Com o propósito de sensibilizar alunos da Educação de Jovens Adultos (EJA) de uma escola pública de Venâncio Aires – RS, escolhemos para um estudo exploratório, a água como tema gerador de discussão e de pesquisa, envolvendo a equipe de professores de duas turmas. Os objetivos do estudo foram: introduzir na comunidade escolar, a iniciação à pesquisa através da construção do conhecimento experimental e científico trabalhando a realidade local. Como estratégia metodológica foram ministradas 12 aulas teórico-práticas, onde distribuímos uma ficha com blocos de perguntas, para informações sobre a realidade da comunidade. Articulamos as atividades interdisciplinares, utilizando os conteúdos de Ciências e Artes (sob a forma de resolução de problemas). Os resultados evidenciaram que as turmas da EJA são heterogêneas, apresentam alunos de diferentes profissões e idades entre 18 e 48 anos. O perfil evidencia que as pessoas vem procurando as turmas de EJA para terminarem seus estudos.  Quanto ao sexo, 55% são mulheres e 45%  homens, confirmando a pesquisa anterior onde apareceu que a “EJA é mais procurada por mulheres e pessoas com menor rendimento, sendo mais frequentada no Sul”. Quanto aos bairros onde residem, a maioria dos alunos (81%) pertencem ao distrito sede e o restante está distribuído pelos demais distritos da cidade. Ao tratarmos da temática abordada, podemos afirmar com base nos dados fornecidos pelos estudantes que mais da metade (71%) afirmou que água que estão ingerindo ou utilizando no dia-a-dia, no seu bairro é de boa qualidade e encanada, algumas manifestações de água suja também ocorreram na pesquisa. A não existência de lagos, rios ou açudes no bairro também se mostrou bem elevada, representando 75% das respostas. Os demais entrevistados que afirmaram da existência de outras fontes de água na localidade onde residem, informaram a qualidade da água, onde constatamos que as águas eram limpas (53%), porém 27% dos alunos relataram a presença de poluição em arroios próximos. Quando questionados sobre as possíveis doenças veiculadas pela água, as respostas foram diversas, porém a mais representativa foi à diarréia com 16%. Quanto à utilização da água, o ponto negativo mais destacado pelos alunos (31%), foi lembrando que a água no bairro é desperdiçada lavando o carro e como segundo ponto com 20% foi a má utilização na lavagem das calçadas. Sob o ponto de vista da construção do conhecimento que acontece na escola, para conduzir a educação pela pesquisa, é necessário ter em mente que o conhecimento científico é construído e com o estudo exploratório constatamos a importância do uso de atividades interdisciplinares envolvendo a educação ambiental para a formação de um cidadão crítico.