Portal de Eventos da ULBRA., XII FÓRUM DE PESQUISA CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA (Canoas)

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AVALIAÇÃO DA CAPACIDADE FUNCIONAL DE PACIENTES COM FRATURA DE FÊMUR COM ESCORE DE RECUPERAÇÃO FUNCIONAL DE ZUCKERMAN
Daiane Turella, Renata Lenz

Última alteração: 23-10-2012

Resumo


O envelhecimento leva ao aumento de doenças crônicas que se não tratadas adequadamente, podem deixar seqüelas permanentes, incapacitando o indivíduo e levando-o a perder sua autonomia e independência funcional. O Escore de recuperação funcional de Zuckerman é um questionário que apresenta questões sobre às atividades de vida diária de pacientes com fratura de fêmur. O objetivo foi avaliar o perfil da capacidade funcional dos pacientes antes da fratura. A amostra era composta por 46 indivíduos com fratura de fêmur no Hospital Universitario Ulbra/Mae de Deus. O Questionário Escore de recuperação funcional de Zuckerman,onde cada questão analisa o nível de dependência antes da fratura.Foram entrevistados 46 pacientes com fratura de fêmur,sendo 58,7% do sexo feminino, media de idade de 74,3 anos.Analisando as questões do Escore De Recuperação Funcional de Zuckerman percebemos que antes das fraturas os idosos relatavam que 60,9% eram capazes de tomar banho sozinhos;63,04% eram capazes de se vestirem sozinhos; 86,96% eram capazes de se alimentar sem auxilio; 52,17% eram capazes de chegar ao banheiro,se despir e realizar a higiene; 32,6% precisavam de ajuda para ir ao mercado ou para carregar as compras; 36,96% eram capazes de manter o trabalho de casa com assistência para a limpeza pesada; 45,7% preparavam pequenas refeições ou sanduiches; 43,48% necessitavam de ajuda para colocar a roupa na maquina ou alguém fazia por ele; 43,48% eram incapazes de lidar com o assunto financeiro; 39,1% não eram capazes de viajar sozinhos; 50% eram capazes de andar na rua sem andador. O perfil pré-fratura destes pacientes mostram que apresentam independência funcional em atividades básicas de vida diária, mas são dependentes naquelas atividades que necessitam ter uma habilidade cognitiva.