Última alteração: 23-10-2012
Resumo
Este trabalho consiste em uma reflexão sobre seis atividades propostas para nove alunos de Licenciatura em Matemática. O objetivo parte de uma análise do conceito prévio de função dos alunos e se pretende com essas atividades aprimorar o conceito de função por suas representações gráficas. A dinâmica das atividades consistiu de propostas exploratórias sob orientação dos pesquisadores para que fossem utilizadas em lápis e papel nas representações conhecidas pelos alunos e, a seguir, fazer uso das ferramentas do GeoGebra. Ao propor duas ferramentas distintas de solução das atividades os pesquisadores pretendem provocar um desequilíbrio na concepção de representação de gráficos entre os participantes. Concluiu-se que as atividades proporcionaram uma reconstrução do conceito de função, estabelecendo importância não somente à lei de definição, mas também ao domínio. O GeoGebra se constituiu em um apoio para que a estratégia de ensino utilizada realização das atividades atingisse as expectativas quanto à representação gráfica de função.