Portal de Eventos da ULBRA., XII FÓRUM DE PESQUISA CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA (Canoas)

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Sustentabilidade e cidadania – Projeto Institucional PIBID ULBRA 2012
Graziela Macuglia Oyarzabal, Cármen Lucia Rodrigues, Ana Lucia Beck, DILMA TEREZINHA DE MORAIS MACHADO, ELIANE FRAGA DA SILVEIRA, ANDREA BITTENCOURT DE SOUZA, MARIA CRISTINA CHIMELO PAIM, HELOISA GAUDIE LEY LINDAU, EVANGELIA ARAVANIS, DORIS CRISTINA GEDRAT, TANIA ELISA SEIBERT, NANCI TEREZA FELIX VELOSO, JAQUELINE DE MENEZES ROSA, JOSE VICENTE LIMA ROBAINA

Última alteração: 23-10-2012

Resumo


A ULBRA assume como Missão Institucional desenvolver, difundir e preservar o conhecimento e a cultura pelo ensino, pesquisa e extensão, buscando permanentemente a excelência no atendimento das necessidades de formação de profissionais qualificados e empreendedores. Tem como Objetivo Geral promover a educação e a formação integral do ser humano em uma perspectiva ética e de responsabilidade, calcada em princípios cristãos, visando o desenvolvimento do pensamento reflexivo e crítico, do conhecimento científico e do aperfeiçoamento cultural e profissional. (Projeto Pedagógico Institucional, 2011) Atendendo aos critérios estabelecidos pela CAPES, a área das Licenciaturas da Universidade organizou e submeteu um projeto ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID que objetiva fomentar a formação inicial de profissionais do magistério. Atualmente, há uma diminuição na procura da profissão docente pelos jovens, fortemente influenciada por diferentes aspectos relacionados com a desvalorização do magistério e as precárias condições de trabalho do professor, entre outros. Assim, tanto o PIBID quanto a adesão da ULBRA ao Programa preconiza a atuação dos bolsistas licenciandos em ações articuladas com seu supervisor (professor da escola de educação básica) e coordenador de área (professor orientador no curso de Licenciatura), inseridos na realidade escolar e protagonistas das atividades envolvendo as diferentes dimensões do trabalho docente na escola de educação básica. Elegemos a temática Sustentabilidade e Cidadania como o elemento articulador dos subprojetos a serem realizados nas 15 escolas localizadas no entorno da Universidade, nos campus de Canoas, Cachoeira do Sul e Santa Maria, que aceitaram a parceria visando a elevação da qualidade da formação inicial de professores nos cursos de licenciatura, a integração entre a Universidade e as Escolas de Educação Básica e a valorização do magistério e da formação docente. Esta proposição está baseada na defesa da constituição de uma cidadania ambientalmente orientada à sustentabilidade local e global. Nesse contexto, pretende-se valorizar a transdisciplinaridade da questão ambiental, construindo, no cenário escolar, a integração de suas dimensões política, socioeconômica, educacional, ética, científica, geográfica, demográfica, de saúde pública, etc., a partir da contribuição de cada um dos cursos de licenciaturas participantes do projeto. Participam do Projeto os cursos de: Artes visuais, Ciências biológicas, Educação física, Geografia, História, Letras, Matemática, Pedagogia e Química. Ao todo, são 14 coordenadores (institucional, gestão e área), 119 bolsistas licenciandos e 18 professores supervisores entre 15 escolas municipais de ensino fundamental escolhidas para desenvolvermos esta parceria de trabalho pedagógico.