Última alteração: 23-10-2012
Resumo
A ULBRA assume como Missão Institucional desenvolver, difundir e preservar o conhecimento e a cultura pelo ensino, pesquisa e extensão, buscando permanentemente a excelência no atendimento das necessidades de formação de profissionais qualificados e empreendedores. Tem como Objetivo Geral promover a educação e a formação integral do ser humano em uma perspectiva ética e de responsabilidade, calcada em princípios cristãos, visando o desenvolvimento do pensamento reflexivo e crítico, do conhecimento científico e do aperfeiçoamento cultural e profissional. (Projeto Pedagógico Institucional, 2011) Atendendo aos critérios estabelecidos pela CAPES, a área das Licenciaturas da Universidade organizou e submeteu um projeto ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID que objetiva fomentar a formação inicial de profissionais do magistério. Atualmente, há uma diminuição na procura da profissão docente pelos jovens, fortemente influenciada por diferentes aspectos relacionados com a desvalorização do magistério e as precárias condições de trabalho do professor, entre outros. Assim, tanto o PIBID quanto a adesão da ULBRA ao Programa preconiza a atuação dos bolsistas licenciandos em ações articuladas com seu supervisor (professor da escola de educação básica) e coordenador de área (professor orientador no curso de Licenciatura), inseridos na realidade escolar e protagonistas das atividades envolvendo as diferentes dimensões do trabalho docente na escola de educação básica. Elegemos a temática Sustentabilidade e Cidadania como o elemento articulador dos subprojetos a serem realizados nas 15 escolas localizadas no entorno da Universidade, nos campus de Canoas, Cachoeira do Sul e Santa Maria, que aceitaram a parceria visando a elevação da qualidade da formação inicial de professores nos cursos de licenciatura, a integração entre a Universidade e as Escolas de Educação Básica e a valorização do magistério e da formação docente. Esta proposição está baseada na defesa da constituição de uma cidadania ambientalmente orientada à sustentabilidade local e global. Nesse contexto, pretende-se valorizar a transdisciplinaridade da questão ambiental, construindo, no cenário escolar, a integração de suas dimensões política, socioeconômica, educacional, ética, científica, geográfica, demográfica, de saúde pública, etc., a partir da contribuição de cada um dos cursos de licenciaturas participantes do projeto. Participam do Projeto os cursos de: Artes visuais, Ciências biológicas, Educação física, Geografia, História, Letras, Matemática, Pedagogia e Química. Ao todo, são 14 coordenadores (institucional, gestão e área), 119 bolsistas licenciandos e 18 professores supervisores entre 15 escolas municipais de ensino fundamental escolhidas para desenvolvermos esta parceria de trabalho pedagógico.