Portal de Eventos da ULBRA., XII FÓRUM DE PESQUISA CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA (Canoas)

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(Re) visitando a Biblioteca da escola: a criação de um espaço coletivo
Jaqueline de Menezes Rosa, Carolina da Silva Severo, Dayane Henrique Bittencourt, Daiane Ropcke Natividade, Elizabeth Sciorilli Pina Banzatto, Juliana Geanezini Rodrigues, Mairilin Zanetti da Silva Silveira, Regina Skilhan Martins, Sandra Regina Krupp, Tatiana Fagundes, Vanussi dos Santos Alcantara, Graziela Aline Teixeira, Lisiane Machado Barbosa

Última alteração: 23-10-2012

Resumo


No Brasil, as pesquisas no campo acadêmico sobre formação docente têm sido recorrentemente discutidas nos últimos trinta anos. Essas investigações ganharam vigor a partir do final da década de 1960, quando foram criadas as faculdades de educação nas universidades; principalmente a partir da implementação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional 9.394/96, novos temas começaram a fazer parte do debate, oportunizando o compasso entre a produção de conhecimento na área da educação e os problemas vividos por algumas instituições do ensino básico. Nesta perspectiva, insere-se o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), cujos objetivos buscam o incentivo da formação docente em nível superior para a educação básica, promovendo a inserção dos licenciados no cotidiano das escolas. Tal Programa em parceria com a CAPES, universidades e escolas públicas vem mobilizando práticas que qualificam tanto a formação docente como os processos de aprendizagem nas instituições escolares. Em consonância com seus objetivos institucionais, a Universidade Luterana do Brasil insere-se na realização deste Programa, na busca de qualificar as ações acadêmicas nos cursos de licenciaturas. A temática “Sustentabilidade e Cidadania” foi diagnosticada mediante a realidade observada por nossos licenciandos em suas vivências em práticas de estágios e pesquisas de campo nas escolas de nosso entorno. São recorrentes os anseios por um trabalho que redimensione as questões do cuidado com o meio ambiente, com o grupo/comunidade, família e consigo mesmo. Diante disso, o curso de Pedagogia, a partir do subprojeto , “(Re) visitando a Biblioteca da escola: a criação de um espaço coletivo” , está atuando em duas escolas do município de Canoas: Escola Municipal de Ensino Fundamental Erna Würth e Escola Municipal de Ensino Fundamental Arthur Oscar Jochins.O subprojeto conta com a participação de dez alunos bolsistas, uma coordenadora e duas supervisoras  que elaboram de forma colaborativa propostas de intervenção didática que atendam as necessidades da temática em questão, articuladas a um trabalho interdisciplinar que redimensiona os processos de autoria e significado, essenciais nos processos de aprendizagem. A escola por meio da leitura e expressão oferece acesso a grande parte da cultura social na qual a criança está inserida. É neste acesso que buscamos a interação com a família e a comunidade, ultrapassando os limites da escola. A proposta de trabalho iniciada em agosto deste ano apresenta resultados parciais em relação à participação da comunidade educativa no ambiente da biblioteca escolar, a expressão das diferentes linguagens e o hábito da leitura. A experiência da docência dos estudantes de Pedagogia realizada nas escolas, articulada aos estudos voltados ao presente subprojeto, ressalta importantes reflexões aos processos de ensino-aprendizagem e às pesquisas relacionadas à formação e saberes docentes.