Última alteração: 23-10-2012
Resumo
No Brasil, as pesquisas no campo acadêmico sobre formação docente têm sido recorrentemente discutidas nos últimos trinta anos. Essas investigações ganharam vigor a partir do final da década de 1960, quando foram criadas as faculdades de educação nas universidades; principalmente a partir da implementação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional 9.394/96, novos temas começaram a fazer parte do debate, oportunizando o compasso entre a produção de conhecimento na área da educação e os problemas vividos por algumas instituições do ensino básico. Nesta perspectiva, insere-se o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), cujos objetivos buscam o incentivo da formação docente em nível superior para a educação básica, promovendo a inserção dos licenciados no cotidiano das escolas. Tal Programa em parceria com a CAPES, universidades e escolas públicas vem mobilizando práticas que qualificam tanto a formação docente como os processos de aprendizagem nas instituições escolares. Em consonância com seus objetivos institucionais, a Universidade Luterana do Brasil insere-se na realização deste Programa, na busca de qualificar as ações acadêmicas nos cursos de licenciaturas. A temática “Sustentabilidade e Cidadania” foi diagnosticada mediante a realidade observada por nossos licenciandos em suas vivências em práticas de estágios e pesquisas de campo nas escolas de nosso entorno. São recorrentes os anseios por um trabalho que redimensione as questões do cuidado com o meio ambiente, com o grupo/comunidade, família e consigo mesmo. Diante disso, o curso de Pedagogia, a partir do subprojeto , “(Re) visitando a Biblioteca da escola: a criação de um espaço coletivo” , está atuando em duas escolas do município de Canoas: Escola Municipal de Ensino Fundamental Erna Würth e Escola Municipal de Ensino Fundamental Arthur Oscar Jochins.O subprojeto conta com a participação de dez alunos bolsistas, uma coordenadora e duas supervisoras que elaboram de forma colaborativa propostas de intervenção didática que atendam as necessidades da temática em questão, articuladas a um trabalho interdisciplinar que redimensiona os processos de autoria e significado, essenciais nos processos de aprendizagem. A escola por meio da leitura e expressão oferece acesso a grande parte da cultura social na qual a criança está inserida. É neste acesso que buscamos a interação com a família e a comunidade, ultrapassando os limites da escola. A proposta de trabalho iniciada em agosto deste ano apresenta resultados parciais em relação à participação da comunidade educativa no ambiente da biblioteca escolar, a expressão das diferentes linguagens e o hábito da leitura. A experiência da docência dos estudantes de Pedagogia realizada nas escolas, articulada aos estudos voltados ao presente subprojeto, ressalta importantes reflexões aos processos de ensino-aprendizagem e às pesquisas relacionadas à formação e saberes docentes.