Última alteração: 23-10-2012
Resumo
O conhecimento organizacional vem sendo tratado atualmente como um novo fator de produção, onde os ativos tangíveis passaram a ter menor valor que a capacidade intelectual das pessoas. Assim, esse conhecimento necessita que a organização faça uma boa gestão para organizá-lo e estruturá-lo de maneira que consiga mantê-lo íntegro e disponível para usá-lo como uma vantagem competitiva. Para isso é preciso por em prática a GC (Gestão do Conhecimento), a qual é composta por metodologias e tecnologias cuja finalidade é criar condições para identificar, capturar, integrar, guardar, recuperar e compartilhar conhecimento existente em qualquer tipo de organização. No entanto, as organizações devem aproveitar as tecnologias de informação, utilizando ferramentas que facilitem a criação e disseminação do conhecimento na empresa. Nesta perspectiva está inserido o portal corporativo para a GC, onde seu uso é justificado no combate à desorganização informacional. Esse tipo de ferramenta, disponibilizada em um ambiente web, implementa as práticas de GC de maneira rápida, personalizada e integrada. Diante do exposto, o objetivo deste trabalho é apresentar uma proposta de um portal corporativo para a gestão do conhecimento de uma IES (Instituição de Ensino Superior), o qual possibilite um acesso mais eficiente, rápido e simples das informações (estruturadas e não estruturadas), processos e rotinas administrativas. Pretende-se ainda realizar um estudo para definir os processos de aquisição, validação, armazenamento e compartilhamento do conhecimento, assim como as principais práticas adotadas para a GC aplicadas à construção de portais corporativos, as quais servirão de base para o desenvolvimento da proposta juntamente com a apreciação da literatura sobre o tema. Aliado a isso deverá ser realizado um estudo de caso a partir do desenvolvimento e implantação de um protótipo do portal, onde, o objetivo é o de analisar a eficácia da mesma, utilizando a ULBRA para a aplicação. Tecnologias como Liferay, Aperte Workflow, Postgresql, JSP (Java Server Pages) e Java são de fundamental importância na implementação do portal proposto. O mapeamento de processos segundo as metodologias do BPM (Business Process Management) serviu para ajudar a entender e organizar o fluxo dos processos a serem utilizados no portal. A apreciação da literatura permitiu reunir um conjunto de características e boas práticas relacionadas ao desenvolvimento de um portal corporativo e isso vem norteando o desenvolvimento do protótipo para a realização do estudo de caso.