Portal de Eventos da ULBRA., XII FÓRUM DE PESQUISA CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA (Canoas)

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MAQUETES DE BACIAS HIDROGRÁFICAS UTILIZADAS COMO ORGANIZADORES PRÉVIOS EM PROPOSTAS DE ENSINO INTERDISCIPLINAR
LUIZ SÍLVIO SCARTAZZINI

Última alteração: 23-10-2012

Resumo


O Grupo de Pesquisa e Produção de Materiais Didáticos para Ensino do IFSC/Chapecó adota o conceito de ensinar de forma integrada. Neste modelo interdisciplinar, os mesmos temas são abordados por todos os docentes, de forma individual ou conjunta, explorando com mais intensidade o assunto, sob diferentes ópticas. O ensino integrado se vale de temas e de protótipos demonstrativos que apresentam interfaces entre todas as disciplinas. O grupo se propõe a produzir materiais didáticos que tornam a aprendizagem mais significativa, à medida que os equipamentos produzidos sejam utilizados nos diferentes componentes curriculares, de forma integrada, associando o saber teórico com a demonstração prática. O presente trabalho pretendeu mostrar que a maquete de uma micro bacia hidrográfica, construída em 3D, pode servir como tema integrador. A maquete em três dimensões da bacia hidrográfica foi confeccionada com placas de isopor, a partir do molde ampliado da área de interesse presente na carta do Exército em escala 1:50.000. Nesta carta, a área da micro bacia de interesse foi identificada, seu divisor de água foi definido e este espaço passou a ser ampliado, dando importância às curvas de nível presentes. As placas de isopor foram recortadas e sobrepostas, obedecendo a estas curvas de nível, observando espessuras de 1 cm para os planos sobrepostos de 20 em 20 metros de altura e com 0,5 cm de espessura para os planos com sobreposição de 10 metros de altura. A escala horizontal utilizada ficou menor que a escala horizontal, salientando a topografia do terreno. Depois de concluída a sobreposição das placas, o modelo foi colorizado, enfatizando os rios, residências e uso dos solos presente na micro bacia. Sendo um objeto físico móvel, a maquete foi levada à mesma sala de aula por diferentes professores, sendo utilizado como organizador prévio em todas as disciplinas de uma série de ensino médio escolhida. Como resultado para o uso interdisciplinar da maquete da bacia hidrográfica, anotou-se as diferentes abordagens das aplicações, empregadas para cada disciplina: nas artes, foi explorado o processo de confecção do instrumento; na história, foram explorados os processos de ocupação da bacia e as formas de utilização do solo; na geografia, foi explorada a topografia, formação geológica e hidrografia; na física, foi explorada a hidrodinâmica de vazões, fluxo e quedas; a matemática explorou as escalas, distâncias, comprimentos de canais, densidade de drenagem, fator de forma, coeficiente de compacidade; na linguagem foram exploradas as representações não verbais como os símbolos indicativos em mapas; na química, foram exploradas as propriedades das águas, solos e fertilidades; na biologia exploraram-se as importâncias das APPs, a micro e macro fauna local e impactos ambientais; a língua estrangeira associou os acidentes geográficos com seus termos técnicos; a educação física utilizou o modelo para identificar e programar caminhadas em trilhas rurais.