Portal de Eventos da ULBRA., XII FÓRUM DE PESQUISA CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA (Canoas)

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AVALIAÇÃO DA APTIDÃO CARDIORRESPIRATÓRIA EM UNIVERSITÁRIOS DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA ATRAVÉS DO TESTE DE RUFFIER
Ludimila Jung Andrade, Clarissa de Borba Guimarães, Luiz Antonio Barcellos Crescente, Osvaldo Donizete Siqueira

Última alteração: 23-10-2012

Resumo


O presente estudo teve como  objetivo  verificar e  descrever os níveis de aptidão cardiorrespiratória dos universitários do curso Educação Física, avaliados através do teste de Ruffier, fazendo uma análise comparativa entre os sexos. A amostra foi composta por 80 alunos, sendo que 35 do sexo feminino, com idades entre 17 e 39 anos, e média de idade de  27,23 (±5,68) e 45 do sexo masculino com idades entre 21 e 49 anos, e média de idade  de 31,13 (±7,84). Para avaliação da Aptidão cardiorrespiratória utilizou-se o Teste de Ruffier. Os dados foram analisados através de estatísticas descritivas (média, desvio padrão, valores mínimos e máximos). Todas as análises foram realizadas através do Programa SPSS VERSÃO 10.0. Podemos concluir que  65% dos estudantes avaliados tem aptidão cardiorrespiratória fraca ou muito fraca, porém a maioria (76,25%) são ativos. Os resultados evidenciaram que  tanto a aptidão cardiorrespiratória, quanto para os níveis de atividade física os homens apresentaram valores superiores, sendo que 60% dos homens classificaram-se com aptidão boa ou muito boa e 84% eram ativos.