Última alteração: 23-10-2012
Resumo
Concepções recentes da Educação e da Educação Física escolar apontam a necessidade do desenvolvimento de competências na formação profissional, que não somente àquelas específicas da área, mas além dessas, a de identificar e refletir sobre questões sociais mais amplas que atravessam o cotidiano da escola e da realidade social. A sustentabilidade é uma dessas questões. Diante dessa necessidade, a ULBRA adere ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica à Docência – PIBID, elegendo a temática da Sustentabilidade e cidadania como o elemento articulador de vários subprojetos, sendo um deles o da Educação Física/ Canoas. Os objetivos do programa buscam incentivar a formação docente para a Educação Básica, promover a inserção dos licenciandos no cotidiano escolar e mobilizar práticas que busquem qualificar a formação docente e os processos de aprendizagem nas instituições escolares. O subprojeto de Educação Física desenvolve-se em duas escolas públicas municipais de Canoas/RS, desde agosto de 2012, sendo o grupo constituído por dez bolsistas de iniciação à docência, dois supervisores das escolas e uma coordenadora do subprojeto. Os bolsistas atendem nesse semestre a dezoito turmas de alunos das séries iniciais do ensino fundamental, desenvolvendo atividades diversas em um período de aula semanal. A proposta inicial de trabalho consiste na construção de brinquedos, jogos e materiais alternativos que desenvolvam a motricidade, a criatividade, assim como a reflexão sobre as questões ambientais nas aulas de Educação Física, a partir da reciclagem. Considerando o início recente do programa, destacamos a receptividade das escolas e dos alunos para com a temática e as atividades desenvolvidas, assim como, o envolvimento de todo o grupo de trabalho na construção metodológica.