Portal de Eventos da ULBRA., XII FÓRUM DE PESQUISA CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA (Canoas)

Tamanho da fonte: 
EDUCAÇÃO FÍSICA E SUSTENTABILIDADE: POSSIBILIDADES TRAÇADAS A PARTIR DO PIBID
Andréa Bittencourt de Souza, Adrio Santos Gonçalves, André Fernando Grahl, André Marques da Silva, Angela Nadia Souza Jardim, José Miguel Volkweis Junior, Juciana Silveira de Almeida, Kátia Regina Chalmeres, Marcos Paulo Silveira Anadon, Patrícia Spolaor, Simone Germann Rickrot

Última alteração: 23-10-2012

Resumo


Concepções recentes da Educação e da Educação Física escolar apontam a necessidade do desenvolvimento de competências na formação profissional, que não somente àquelas específicas da área, mas além dessas, a de identificar e refletir sobre questões sociais mais amplas que atravessam o cotidiano da escola e da realidade social. A sustentabilidade é uma dessas questões. Diante dessa necessidade, a ULBRA adere ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica à Docência – PIBID, elegendo a temática da Sustentabilidade e cidadania como o elemento articulador de vários subprojetos, sendo um deles o da Educação Física/ Canoas. Os objetivos do programa buscam incentivar a formação docente para a Educação Básica, promover a inserção dos licenciandos no cotidiano escolar e mobilizar práticas que busquem qualificar a formação docente e os processos de aprendizagem nas instituições escolares. O subprojeto de Educação Física desenvolve-se em duas escolas públicas municipais de Canoas/RS, desde agosto de 2012, sendo o grupo constituído por dez bolsistas de iniciação à docência, dois supervisores das escolas e uma coordenadora do subprojeto. Os bolsistas atendem nesse semestre a dezoito turmas de alunos das séries iniciais do ensino fundamental, desenvolvendo atividades diversas em um período de aula semanal. A proposta inicial de trabalho consiste na construção de brinquedos, jogos e materiais alternativos que desenvolvam a motricidade, a criatividade, assim como a reflexão sobre as questões ambientais nas aulas de Educação Física, a partir da reciclagem. Considerando o início recente do programa, destacamos a receptividade das escolas e dos alunos para com a temática e as atividades desenvolvidas, assim como, o envolvimento de todo o grupo de trabalho na construção metodológica.