Última alteração: 23-10-2012
Resumo
O sub-projeto de Letras, integrante do projeto da ULBRA do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), tem como objetivo geral oportunizar aos alunos seu aperfeiçoamento pessoal e docente e às escolas contempladas o aperfeiçoamento de sua educação. Visa, também, estreitar as relações entre a Universidade e as Escolas da comunidade; desenvolver entre alunos de educação básica o tema da sustentabilidade e da cidadania, mediante a prática do ensino-aprendizagem de língua portuguesa; desenvolver a prática do uso da língua materna, em diferentes situações de comunicação oral e por escrito, como debates, interpretação teatral, interpretação musical, discursos, relatórios, textos escritos de gênero narrativo, descritivo e argumentativo, etc.; valorizar ações sustentáveis dentro e fora da escola, relativamente à leitura e ao manuseio de livros, priorizando a biblioteca da própria escola e a forma como é mantida e utilizada. A escola onde os cinco alunos bolsistas do curso de Letras da ULBRA realizam as ações do projeto PIBID é a Escola Municipal de Educação Fundamental Thiago Würth, no bairro Mathias Velho, na cidade de Canoas. Lá, os alunos estão aos cuidados de um professor supervisor, também bolsista do PIBID, o qual, juntamente com a coordenadora do projeto de Letras, docente da ULBRA, e com os próprios alunos bolsistas, planeja e realiza atividades dentro e fora de sala de aula na escola contemplada. O projeto justifica-se pela necessidade de integração entre a Universidade, as escolas e a comunidade; a importância, para o licenciando, de oportunidades para conhecer o ambiente escolar e praticar as teorias estudadas durante o Curso de Letras; a importância da língua portuguesa para o desenvolvimento pessoal e acadêmico do discente, uma vez que é através da linguagem que ele constrói o seu conhecimento, elabora conceitos, traz à consciência seus valores e objetivos, etc.; a relevância do tema da sustentabilidade e cidadania para a sociedade em geral. Os alunos bolsistas vêm atuando na escola Thiago Würth desde 13 de agosto de 2012, desenvolvendo atividades em turmas da 5ª à 8ª série e em turmas de EJA, nos turnos da manhã, tarde e noite. Pretende-se, aqui, demonstrar ações e resultados obtidos desde o início do projeto, divulgando, assim, a importância desta iniciativa da CAPES e estimulando alunos e professores a engajarem-se no programa.