Última alteração: 23-10-2012
Resumo
O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) tem como objetivo fomentar a formação inicial de professores, seguindo as diretrizes do Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação e os princípios da Política Nacional de Formação de Profissionais na Educação Básica. O objetivo é antecipar o vínculo entre os futuros mestres e as salas de aula. Com essa iniciativa, o Pibid faz uma articulação entre a educação superior, a escola e os sistemas municipais. O subprojeto EDUCAÇÃO FÍSICA: entre Saberes e Fazeres da Prática Docente ancora-se na consideração legal (LDB 9394/96) onde a Educação Física configura-se como componente curricular obrigatório da Educação Básica e a partir da verificação que na realidade das escolas públicas de Santa Maria as aulas de Educação Física não se caracterizam na sua maioria, como uma experiência interdisciplinar. Durante muito tempo a Educação Física no contexto escolar foi vista como hora de lazer ou momento de trabalhar o corpo, desenvolvendo suas funções físicas, reforçando a concepção dicotômica de corpo e mente. Hoje a Educação Física é considerada disciplina integrante do projeto pedagógico da escola. Essa realidade encontrada fomenta na área um debate sobre a necessidade de aproximar a Universidade e a produção do conhecimento modificando o paradigma da Educação Física Escolar e superando antigas concepções, sendo a interdisciplinaridade uma das propostas de maior repercussão nessas discussões. O subprojeto iniciou suas atividades no dia 13 de agosto de 2012, conta com a participação de quatro escolas da rede municipal, quatro professores de educação física, 20 bolsistas acadêmicos, sendo cinco em cada escola e a coordenação de área, professora da ULBRA Santa Maria. Como plano de trabalho inicial o grupo realizou nos meses de agosto e setembro o reconhecimento e familiarização com o contexto escolar, conhecendo a dinâmica das escolas, no que se refere ao diagnóstico do contexto socio cultural de cada escola, estrutura física e organizacional das escolas, conhecimento do Projeto pedagógico, regimento escolar, planos de estudos, calendário escolar, entre outras atividades, sempre sob a orientação dos professores supervisores e coordenação de área. Mediante a elaboração dos relatórios da etapa de reconhecimento da realidade escolar, será realizado o planejamento de intervenção. Etapas essa que já estamos inicializando os trabalhos, os grupos estão definindo as ações a serem realizadas com as turmas/grupos participantes, buscando envolver os alunos, professores, funcionários, família e comunidade. Semanalmente acontece uma reunião onde estão presentes os acadêmicos, professores e a coordenação de área, onde há o relato, avaliação e planejamento das atividades. Acreditamos que a inserção do futuro profissional de Educação Física, na realidade escolar, apresenta-se como a possibilidade de observação, atuação e formação docente crítica e responsável sobre a práxis pedagógica.