Portal de Eventos da ULBRA., XII FÓRUM DE PESQUISA CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA (Canoas)

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PERCEPÇÕES DA NATUREZA NO ENSINO FUNDAMENTAL UTILIZANDO
DEBORA SANTOS CHAVES, PRISCILA MORAES, EDINA ULRICH SELAU, MARCIA VIDAL SANTOS, ELIANE FRAGA SILVEIRA, ALINE FISCHER CARMO

Última alteração: 23-10-2012

Resumo


Este estudo foi realizado pelos bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, licenciados do Curso de Ciências Biológicas (PIBID/ULBRA), cujos recursos são provenientes da Coordenação de Aperfeiçoamento de Nível Superior (CAPES), e com a Secretaria de Educação Municipal de Canoas/RS. A disciplina de Ciências deve ser capaz de relacionar diversos conhecimentos específicos entre si e com outras áreas de conhecimento, além de priorizar o desenvolvimento de conceitos cientificamente produzidos e propiciar reflexão sobre as mudanças de tais conceitos, bem como suas implicações sociais, políticas, econômicas e ambientais. Com o objetivo de identificar as percepções e posturas em relação à natureza foi realizada uma ‘Mostra de Animais’ na Escola M.E.F. Max Adolfo Oderich, bairro Mathias, Canoas/RS. A escola possui um total de 526 alunos no Ensino Fundamental. A Mostra contemplou animais invertebrados e vertebrados da fauna do Rio Grande do Sul. Os vertebrados taxidermizados são da fauna atropelada. Após a montagem da Mostra, no turno da manhã, cada turma foi convidada a visitar a exposição no saguão da escola. Como atividade, os alunos deveriam escrever se gostaram ou não da Mostra, justificando sua escolha e colar sua folha com as respostas em um painel. Com as séries iniciais do 1° ao 4° ano, com idades entre 6 e 9 anos (n=196), a atividade ocorreu em sala de aula através de discussão oral. Todos os alunos das séries iniciais gostaram da mostra. As justificativas pelas quais eles gostaram da amostra foram: ‘porque podia passar a mão’; ‘porque são animais que nunca vimos antes’; ‘porque parecem de verdade’. Nas turmas de 5°, 6° anos e 6a, 7a e 8a séries, com idades entre 10 e 14 anos (n=230), com exceção de cinco alunos que não gostaram da amostra, o restante aprovou a amostra. As justificativas do porque não gostaram foram: ‘porque eles deveriam estar na natureza e não serem atropelados e estarem na exposição’; ‘não gosto de vê-los mortos era melhor se estivessem vivos’. As justificativas dos alunos que gostaram da amostra foram: ‘gostei, pois nunca tinha visto um animal empalhado pessoalmente’; ‘gostei bastante, pois consegui tocar em uma estrela-do-mar, eu tinha bastante curiosidade’; ‘eu gostei é muito interessante, e não é todo dia que nós podemos ver animais, insetos, etc.’; ‘porque foi possível ver animais que não são comuns no dia-a-dia, e vemos como é magnífica a natureza. O prazer de ver animais em extinção’; ‘porque conhecemos animais novos como o Furão e o Mão-Pelada’; ‘porque nunca vi um bicho de uma espécie rara bem de perto’. Esta atividade de sensibilização utilizando a Mostra da fauna do RS serviu como um ponto de partida para que sejam pensadas novas maneiras de preservação e conscientização ecológicas.