Portal de Eventos da ULBRA., XII FÓRUM DE PESQUISA CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA (Canoas)

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FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES EM MATEMÁTICA VISANDO O DESENVOLVIMENTO PARA O EXERCÍCIO PLENO DA CIDADANIA: UM RECORTE DA TRAJETÓRIA
Claudia Lisete Oliveira Groenwald, Arno Bayer, Carmen Teresa Kaiber, Jutta Cornelia Reuwsaat Justo, Maria Eloisa Farias, Marlise Geller, Mauricio Rosa, Rossano Andre Dal Farra, Tania Renata Prochnow

Última alteração: 23-10-2012

Resumo


Esta pesquisa apresenta ações desenvolvidas na área de Ciências e Matemática, inseridas no projeto aprovado no Programa Observatório da Educação/2010-2014 (OBEDUC/2010) na Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIM), da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA). O projeto propõe a realização da formação inicial e continuada de professores do Ensino Fundamental, ampliando e consolidando um espaço para discussão e aprofundamento de temas de interesse para o ensino e a aprendizagem em Ciências e Matemática, estreitando laços entre o desenvolvimento teórico e a prática da sala de aula, propiciando aos educadores envolvidos aperfeiçoarem-se em temáticas que possibilitem uma melhora no desempenho profissional, buscando o perfil de um professor interdisciplinar e investigativo, ampliando as possibilidades de trabalhar com estratégias metodológicas diferenciadas. A metodologia é desenvolvida através de reflexões-ações realizadas em três níveis diferenciados e contínuos: Grupo A (meta discussão) – Grupo B (discussão participativa) – Grupo C (implementação). O grupo A é composto pelos investigadores; o Grupo B é formado pelos investigadores, pelos bolsistas do PPGECIM, pelos alunos de Iniciação Científica e pelos professores bolsistas da rede pública; o Grupo C é composto pelos professores e pelas comunidades das Escolas. Todas as ações realizadas com o Grupo B levam à implementação (desenvolvimento, aplicação e avaliação) de estratégias de formação continuada dos professores e de experimentos didáticos, junto às escolas de Ensino Fundamental. As estratégias e experimentos didáticos são previamente planejados, discutidos e analisados durante o processo de discussão no Grupo B. A meta das estratégias de formação continuada, assim como das experimentações didáticas aplicadas é a constituição de critérios para uma Educação em Ciências e Matemática norteada para o desenvolvimento de competências nos estudantes do Ensino Fundamental, que permitam uma participação cidadã, ativa e comprometida na sociedade em que se inserem. Até 2012 foram desenvolvidas três trajetórias com os temas: Matemática e o tema transversal Meio Ambiente; Formação continuada e resolução de problemas matemáticos; e Educação Inclusiva. Estas trajetórias tem o intuito de atender aos seguintes objetivos: implementar experimentos didáticos em Matemática com o uso das TIC; investigar a influência da formação continuada no lócus escolar para o melhor desempenho dos estudantes na resolução de problemas matemáticos; promover a reflexão, discussão e viabilidade da inclusão de alunos portadores de necessidades especiais. As trajetórias apresentadas levam a perceber que os professores precisam aprender a aprender para aprender a ensinar. Os resultados evidenciam a possibilidade de ampliar a implementação das ações para mais escolas dos municípios já envolvidos. A proposta prevê para 2013/2014 a formação de redes virtuais de colaboração e apoio profissional entre as comunidades escolares.