Última alteração: 23-10-2012
Resumo
Esta pesquisa apresenta ações desenvolvidas na área de Ciências e Matemática, inseridas no projeto aprovado no Programa Observatório da Educação/2010-2014 (OBEDUC/2010) na Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIM), da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA). O projeto propõe a realização da formação inicial e continuada de professores do Ensino Fundamental, ampliando e consolidando um espaço para discussão e aprofundamento de temas de interesse para o ensino e a aprendizagem em Ciências e Matemática, estreitando laços entre o desenvolvimento teórico e a prática da sala de aula, propiciando aos educadores envolvidos aperfeiçoarem-se em temáticas que possibilitem uma melhora no desempenho profissional, buscando o perfil de um professor interdisciplinar e investigativo, ampliando as possibilidades de trabalhar com estratégias metodológicas diferenciadas. A metodologia é desenvolvida através de reflexões-ações realizadas em três níveis diferenciados e contínuos: Grupo A (meta discussão) – Grupo B (discussão participativa) – Grupo C (implementação). O grupo A é composto pelos investigadores; o Grupo B é formado pelos investigadores, pelos bolsistas do PPGECIM, pelos alunos de Iniciação Científica e pelos professores bolsistas da rede pública; o Grupo C é composto pelos professores e pelas comunidades das Escolas. Todas as ações realizadas com o Grupo B levam à implementação (desenvolvimento, aplicação e avaliação) de estratégias de formação continuada dos professores e de experimentos didáticos, junto às escolas de Ensino Fundamental. As estratégias e experimentos didáticos são previamente planejados, discutidos e analisados durante o processo de discussão no Grupo B. A meta das estratégias de formação continuada, assim como das experimentações didáticas aplicadas é a constituição de critérios para uma Educação em Ciências e Matemática norteada para o desenvolvimento de competências nos estudantes do Ensino Fundamental, que permitam uma participação cidadã, ativa e comprometida na sociedade em que se inserem. Até 2012 foram desenvolvidas três trajetórias com os temas: Matemática e o tema transversal Meio Ambiente; Formação continuada e resolução de problemas matemáticos; e Educação Inclusiva. Estas trajetórias tem o intuito de atender aos seguintes objetivos: implementar experimentos didáticos em Matemática com o uso das TIC; investigar a influência da formação continuada no lócus escolar para o melhor desempenho dos estudantes na resolução de problemas matemáticos; promover a reflexão, discussão e viabilidade da inclusão de alunos portadores de necessidades especiais. As trajetórias apresentadas levam a perceber que os professores precisam aprender a aprender para aprender a ensinar. Os resultados evidenciam a possibilidade de ampliar a implementação das ações para mais escolas dos municípios já envolvidos. A proposta prevê para 2013/2014 a formação de redes virtuais de colaboração e apoio profissional entre as comunidades escolares.