Última alteração: 23-10-2012
Resumo
O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica à Docência (PIBID) tem como objetivo incentivar a formação docente para a Educação Básica, promover a inserção dos licenciandos no cotidiano escolar e mobilizar práticas que busquem qualificar a formação docente e os processos de aprendizagem nas instituições escolares. Esses objetivos vem ao encontro dos objetivos do curso de Matemática da ULBRA, das pesquisas elaboradas sobre formação inicial e continuada de professores do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (mestrado e doutorado) da ULBRA, bem como as Diretrizes Curriculares para os Cursos de Licenciatura em Matemática. O subprojeto da Matemática Licenciatura se agrega ao projeto institucional que tem como meta desenvolver ações que visam a Sustentabilidade e a Cidadania, nas Escolas de Ensino Fundamental Irmão Pedro e Erna Würth, do município de Canoas, com a proposta de elaborar, de forma colaborativa, ações de intervenção pedagógica articuladas com um trabalho interdisciplinar, com recursos didáticos disponíveis à recuperação paralela e a inclusão em sala de aula regular de crianças com Necessidades Educativas Especiais (NEE). Nesse sentido, buscando unir a formação inicial dos licenciandos e as necessidades das escolas, descrevem-se, a seguir as ações previstas por este subprojeto e os resultados esperados. O subprojeto de Matemática atua na Escola de Ensino Fundamental Erna Würth, com 5 bolsistas, no EJA, com supervisão da professora Carla Guerreiro Braga e na Escola de Ensino Fundamental Irmão Pedro, com 9 bolsistas, nas séries finais do Ensino Fundamental, sob supervisão da professora Geanice Mineia de Christo, nos turnos da manhã e da tarde. No mês de setembro de 2012, os bolsistas conheceram a dinâmica das escolas e iniciaram o planejamento das atividades, atendendo as necessidades e particularidades de escola, que serão aplicadas a partir do mês de outubro.