Portal de Eventos da ULBRA., XII FÓRUM DE PESQUISA CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA (Canoas)

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Diagnóstico do desenho na Escola Max Oderich
Ana Lucia Beck, Aldina Rubio dos SANTOS, Andréa de ESPÍNDOLA, Danielle SCHUTZ, Franciellen Trassante FORTES, Verônica SIMM

Última alteração: 23-10-2012

Resumo


Baseado na defesa da constituição de uma cidadania crítica orientada para o desenvolvimento dos aspectos imagéticos pessoais e sociais e promovendo a cidadania sustentável, o subprojeto em Artes Visuais PIBID ULBRA, desenvolve atividades na EMEF Max Oderich, situada no loteamento Porto Belo em Canoas. O PIBID ARTES VISUAIS (PAV) pretende valorizar a transdisciplinaridade entre a arte e a questão ambiental, construindo, no cenário escolar, a integração das dimensões política, sócio-econômica, educacional, estética, ética, científica, entre outras. Para um efetivo debate e reflexão sobre a questão ambiental, os conhecimentos em Artes Visuais e as temáticas e práticas da Arte Contemporânea, oferecem um amplo espectro de abordagens para a questão da relação do homem com o meio-ambiente. Por isso, o PAV ocorre em estreita conexão com o PIBID BIOLOGIA (PB) no desenvolvimento e reflexão sobre as atividades desenvolvidas na escola. Dentre os objetivos previstos ao longo do desenvolvimento do PAV estão a capacitação dos licenciandos em Artes Visuais através do desenvolvimento das atividades em estreita relação com o conhecimento da realidade escolar. Estimular a construção de um trabalho interdisciplinar que redimensione processos de autorias e significado, essenciais nos processos de aprendizagem, promover a prática interdisciplinar no desenvolvimento de práticas educativas baseadas na metodologia de projetos, promover a valorização da atividade artística também estão entre os objetivos. Com o uso de diferentes metodologias artísticas tais como a leitura de imagem, a produção artística em diferentes linguagens, pesquisa de materiais e procedimentos, e desenvolvimento da elaboração imagética dos alunos da escola, prevê-se incentivar o reconhecimento e o desenvolvimento do imaginário dos estudantes relativamente às dimensões do mundo social, cultural e natural bem como as articulações existentes entre eles, exercitando as práticas discursivas plásticas e verbais. Dentre os resultados parciais, obtidos a partir do desenvolvimento das primeiras atividades na escola, apresentamos um diagnóstico do estatuto do desenho ora presente na escola. Em conjunto com a Feira de Animais (organizada pelo PB) propôs-se o desenvolvimento de uma oficina de livre expressão através do desenho de observação. A proposta consistia em disponibilizar aos alunos um espaço de observação, reflexão e elaboração imagética sobre a realidade da fauna. A prática ocorreu com orientação geral e individual a partir da observação dos animais expostos. Esta atividade permitiu ao grupo de licenciandos investigar o conceito de desenho que os alunos possuem, traçar um diagnóstico do perfil e repertório gráfico e plástico, perceber as características da aprendizagem elaborada com a visita à Feira de Animais, analisar o interesse em relação à visita, e identificar as relações pessoais, afetivas, de percepção e de imaginário dos alunos com relação aos conteúdos da Feira e às possibilidades de desenvolvimento imagético sobre esta.