Portal de Eventos da ULBRA., XII FÓRUM DE PESQUISA CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA (Canoas)

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Ampliando o olhar para a Fotografia Contemporânea
Luciane Raquel Bravo Pereira

Última alteração: 23-10-2012

Resumo


O presente resumo apresenta meu Trabalho de Curso “Ampliando o olhar para a Fotografia Contemporânea” que trata do processo vivido nos Estágios Curriculares do Curso de Licenciatura em Artes Visuais da Universidade Luterana do Brasil. A prática de ensino foi desenvolvida no Colégio Estadual José Candido de Godói, na cidade de Porto Alegre-RS, com alunos do 1º ano do Ensino Médio, com faixa etária entre 15 e 19 anos. No período de 21 de agosto de 2011 a 21 de novembro de 2011. Ao iniciar a prática de ensino deparei-me com uma turma apática e indiferente a disciplina de Arte, sendo esta considerada por eles desnecessária ao Currículo Escolar. Constatei através das observações em sala de aula que uma proposta inovadora em arte, através da fotografia, poderia atrair os interesses da turma e despertar nestes alunos uma nova visão sobre a Arte, bem como mudar a postura coletiva e individual dos alunos em relação à disciplina. O tema partiu da reflexão sobre dialogar com os alunos a respeito da produção fotográfica contemporânea, destacando principalmente os processos artísticos recentes, que despertam o olhar para uma produção diversificada, para uma experiência estética e conteúdos relacionados à vida. Neste sentido, foram pesquisados vários artistas cujas propostas em arte e fotografias nos provocam a desenvolver um olhar mais observador e crítico para as imagens do cotidiano, e utilizam a fotografia como meio para o fazer artístico, acentuando características ficcionais, de memórias e narrativas como traços presentes nas obras contemporâneas. Foram apresentados aos alunos durante a Prática de Ensino três artistas brasileiros: Avani Stein, Vik Muniz e Tom Lisboa, e quatro artistas americanos: Alexa Meade, Bárbara Kruger, Cindy Sherman e Nianke Klunder. O Projeto de Ensino tinha o objetivo principal despertar o olhar dos alunos para a visualidade, a fim de desenvolver um olhar sensível, observador e crítico para as imagens, e transformar a atitude de fotografar em uma experiência estética através da consciência e manipulação dos elementos da linguagem fotográfica. A metodologia utilizada para desenvolver o Projeto de Ensino se deu através de aulas expositivas dialogadas, e análises de imagens em sentido histórico e social, bem como a construção de imagens através de registros fotográficos. Durante a prática de ensino, se procurou dar ênfase a trabalhos que desenvolvessem a percepção e a sensibilidade visual dos alunos, bem como, a refletir e interpretar as imagens a partir de seu contexto. As discussões, as análises de imagens e a produção fotográfica realizadas em aula aproximaram os alunos da arte, ao ponto de reconhecerem que Arte não é algo distante, ou seja, somente para museus e galerias, mas próxima de nossa realidade e do nosso cotidiano sendo necessária para nossa vida. Podemos concluir que a proposta de ensino foi geradora de uma experiência no sentido que (Larrosa 1996, p.63-64) propõe, como algo que passa no sujeito; que o toca, que o afeta. Acredito que estes alunos já não eram mais os mesmos no final do Projeto de Ensino, pois, através de suas atitudes, foi possível perceber o real envolvimento deles com a disciplina. Esta de fato os tocou e os afetou a pensarem na produção fotográfica contemporânea com outros olhares. Concluíram que se faz necessário um novo olhar sobre a arte na atualidade, livre das ideias antigas, pois esta reflete questões ligadas à vida, a reflexão e ao aguçamento do olhar observador e crítico. Acredito que o papel do professor é motivar o aluno a ser uma pessoa mais sensível, observadora, crítica e construtora de um conhecimento e aprendizagem que façam sentido para ele, através de novas leituras de mundo e transformações de valores. Tornando, dessa maneira, o aprendizado algo inteiro, que modifica tanto o aluno quanto o professor.