Última alteração: 23-10-2012
Resumo
Esta pesquisa está associada ao convênio firmado entre a Universidade de La Laguna, Tenerife, Espanha, com o grupo de Tecnologias Educacionais e a Universidade Luterana do Brasil, com o Grupo de Estudos Curriculares em Educação Matemática (GECEM), do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, desde 2005. O trabalho está dividido em duas ações de pesquisa: 1. Inclusão cognitiva em Matemática - desenvolvimento das habilidades sociais, valores e autonomia de pessoas com necessidades educativas especiais, utilizando tecnologias e a resolução de problemas; 2. SIENA - sistema integrado de ensino e aprendizagem, utilizando mapas conceituais e testes adaptativos, gerando o mapa individualizado das dificuldades dos alunos, esse processo está ligado a um hipertexto, que servirá para recuperar os conteúdos em que cada aluno apresenta dificuldades. A pesquisa desenvolvida está fundamentada no método qualitativo, no desenvolvimento de sequências didáticas eletrônicas com a utilização de objetos de aprendizagem e na implementação de experimentos com alunos de inclusão. Apresenta-se aqui as ações de pesquisa 1, destacando-se o experimento realizado com o aluno J, de 13 anos, que estuda na 6ª série de uma Escola Municipal de Canoas, e que apresenta Necessidades Educativas Especiais Intelectivas, ocasionadas, entre outros fatores, por um QI de execução inferior ao esperado para a sua idade. Está sendo desenvolvido, no Laboratório de Matemática da ULBRA, sessões de estudos semanais, de 2 horas de duração, utilizando a sequência didática eletrônica “Sistema de Numeração Decimal”, disponível no SIENA, abordando os conceitos de cardinalidade, ordinalidade, sucessor, antecessor e compreensão do Sistema de Numeração Decimal (unidade e dezena). Iniciou-se o estudo com esses conceitos, pois, no período de sondagem, apesar de estar cursando a 6ª série, J apresentou problemas na quantificação e na compreensão do valor posicional dos números. A sequência didática eletrônica é composta por 32 janelas, com material de estudos desenvolvidos em PowerPoint (salvo em HTML), atividades lúdicas com jogos online e atividades de exercitação com o aplicativo JClic. As atividades desenvolvidas, na sequência didática eletrônica estão fundamentadas nos aportes teóricos de Golbert (2002), Graham et al (1996) e Graham, Thornton e Putti (1994). J tem se mostrado interessado, participativo e responsável no desenvolvimento das atividades. Sobre os conceitos matemáticos que estão sendo aplicados, ressalta-se que J tem demonstrado avanços, apesar de lentos, na compreensão dos mesmos. O próximo passo, do experimento, será a implementação da sequência didática da adição e subtração no conjunto dos Números Naturais e resolução de problemas envolvendo o sistema monetário brasileiro, já que um dos objetivos é qualificar a autonomia social de J. Toda sequência pode ser encontrada em http://siena.ulbra.br, bem como, todos os dados de J estão no banco de dados do SIENA.