Portal de Eventos da ULBRA., XII FÓRUM DE PESQUISA CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA (Canoas)

Tamanho da fonte: 
Formação Continuada de Professores: uma experiência coletiva e participativa das inseguranças presentes na prática docente
Janaína Dias Godinho, Maria Eloisa Farias

Última alteração: 23-10-2012

Resumo


Este estudo exploratório apresenta uma experiência de formação continuada com professores atuantes em escolas públicas de Ensino Fundamental, envolvendo os municípios de Canoas, Sapucaia do Sul e São Leopoldo, no Estado do Rio Grande do Sul. A experiência integra o projeto “Formação continuada de professores em Ciências e Matemática visando o desenvolvimento para o exercício pleno da cidadania”, proposto pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA), aprovado pelo Programa Observatório da Educação 2010 (CAPES/INEP). O estudo teve como proposta a articulação entre a prática docente e a formação continuada, visando à vinculação entre a estrutura lógico-formal dos conhecimentos científicos e matemáticos para compreender e descrever o mundo. A atividade consistiu em uma dinâmica adaptada pelas pesquisadoras, organizada em três momentos: 1°) apresentação de um vídeo motivacional; 2°) estabelecimento de relação do vídeo apresentado com as vivências dos professores e exposição da pergunta central: Na minha prática docente, quais são as minhas inseguranças? (os participantes responderam de forma escrita e depositaram suas respostas em uma urna; 3°) Sorteio das respostas e debate das ideias presentes. O principal interesse na coleta de dados através da “problematização das inseguranças” foi conhecer as expectativas dos docentes em relação ao projeto em que estavam ingressando. Buscando o envolvimento dos docentes na investigação, esta dinâmica teve como objetivos: a) refletir sobre as inseguranças manifestadas pelos professores compartilhando no grupo os sentimentos e as vivências educativas; b) promover a integração do grupo através do diálogo, discussão e reflexão e c) propiciar a troca de experiências para o fortalecimento do grupo. Como resultado da análise crítica da atividade desenvolvida, estabeleceu-se uma etapa importante para alinhar o trabalho de formação continuada dos professores participantes do projeto às realidades de suas escolas, de seus alunos e, por conseguinte, de suas necessidades. A partir deste estudo, pode-se estabelecer uma aproximação entre as realidades dos pesquisadores universitários com as vivências dos professores do ensino básico dos três municípios participantes. Desta forma, investiu-se no planejamento das ações e elaboração das estratégias em relação às necessidades pontuais de cada escola, podendo contribuir de forma mais significativa em cada comunidade. Esta dinâmica foi considerada como uma alternativa positiva para a consolidação do grupo de formação continuada docente, envolvendo os participantes em uma prática coletiva, que possibilitou a valorização dos diferentes saberes profissionais, fortalecendo assim a práxis educativa.